terça-feira, 25 de dezembro de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - PINTURA Giotto: A Capela dos Scrovegni, Pádua, Itália


Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
24.12.2012
 | 12h00m

Não há documentos que comprovem a data exata da execução dos afrescos de Giotto na Capella degli Scrovegni, em Pádua. Há um registro, datado de 1305, no qual os frades Eremitani, da capela ao lado da Scrovegni, enciumados com o sucesso que essa já fazia mesmo antes do término das obras, reclamam junto às autoridades eclesiásticas do barulho que faziam os inúmeros visitantes que perturbavam o silêncio necessário para suas orações.


Portanto, só o que se sabe com certeza é que a Capella degli Scrovegni foi erguida e decorada por volta de 1305.
É um vão livre com 20m80 de comprimento, 8m40 de largura e 12m80 de altura. Giotto deve ter se entusiasmado ao ver que não havia traves nem colunas para impedir que ele desse asas às suas ideias para aquele espaço.
Os afrescos da Capela Scrovegni são considerados como sua obra-prima e um dos momentos mais importantes da História das Artes.
Giotto estava com aproximadamente 40 anos quando começou a decorar a capela que é dedicada à Santa Maria della Carità.
O grande artista da Idade Média (1267-1337, Florença) é considerado o pai da moderna pintura ocidental. Após o longo reinado da escultura gótica e dos mosaicos bizantinos, Giotto eleva a pintura à categoria de Grande Arte.
A técnica empregada por ele nas paredes da capela, afresco, consiste em pintar sobre camada de revestimento recente, fresco, antes que endureça, de modo que a tinta seja embebida pela massa.


São três os temas principais que o grande artista desenvolveu para cobrir inteiramente as paredes laterais da capela: episódios da vida de Joaquim e Ana, pais de Maria; da vida de Maria; e da Vida e Morte de Jesus Cristo.
Na parede ao fundo, cenas do Dia do Juízo Final. Perto do chão, em pequenos espaços monocromáticos, estão as Sete Virtudes e os Sete Pecados. Os quadros são separados por mármore pintado, do qual ainda falaremos.
É notável o modo como ele retrata as figuras humanas, sem a postura hierática que até então era julgada imprescindível para retratar os santos; Giotto as torna humanas, sem no entanto deixar que percam sua intensa qualidade moral. Impressiona a concentração que transparece no olhar de cada uma das personagens principais.
Quase em tamanho natural, o que as aproxima do espectador, elas dão vida às cenas além de propiciar grande unidade ao conjunto. As imagens são de uma força impressionante, apesar da suavidade do colorido e da delicadeza do desenho...

Capella degli ScrovegniPadova, Italia

Nenhum comentário:

Postar um comentário