domingo, 21 de outubro de 2012

CRÔNICA Cartas de Toronto: Memórias de uma vida acadêmica



Quando ainda pensava em ser atriz, eu me apaixonei pela PUC-Rio. Nas viagens de Campo Grande para o Planetário da Gávea, eu fingia me distrair e deixava o 410 contornar a universidade antes de ir para a aula de teatro. Em 1988, fazer parte de um dos cursos de jornalismo mais respeitados do Brasil era um sonho muito distante para esta suburbana que vos escreve.
Como a vida dá voltas, a PUC-Rio acabou sendo minha universidade em 2001. A mensalidade foi resolvida com uma das generosas bolsas de assistência social que a universidade oferece todos os anos. Março de 2001 marcou o início dos quatro melhores anos da minha vida, das melhores amizades e da concretização de todos os meus sonhos.
Onze anos se passaram e, no mesmo mês em que o Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio comemora 60 anos, aceito o título de mestre em produção de mídia na Ryerson University aqui em Toronto. De formas distintas, ambas universidades moldam minhas ambições e meu caminho profissional.


Na PUC-Rio, aprendi a editar, escrever e ensinar. Lembro como se fosse hoje do início do Núcleo de Comunicação Comunitária e das aulas inspiradas de Álvaro Lins e Arthur Dapieve. Nunca vou esquecer a conversa que tive com Fernando Ferreira depois do anúncio nervoso de partida do Projeto Comunicar. “Prove que eu tomei a decisão certa ao te contratar,” disse o mestre.
A passagem pelo Projeto durou exatos 15 dias e dois artigos – um perfil e a cobertura de um evento na universidade. Em 2003, eu deixava para trás uma série de estágios na universidade por outro em TV.
Na Ryerson, redescobri o meu amor pela arte de fazer televisão. Dentro da universidade, revisitei teorias perdidas em anos no mercado de trabalho, passei a acreditar que a próxima geração de telespectadores já existe e quer participar na produção de conteúdo, e estive muitas vezes no lugar certo, na hora certa. Aqui no norte gelado, numa das universidades mais jovens do país, fui desafiada por grandes exemplos.
A cerimônia de quinta-feira em nada se assemelhou à festa de 2005. Por aqui, a formatura (ou convocation) é organizada pela própria universidade e os alunos são chamados de acordo com o grau alcançado. Durante a cerimônia, o ator Colm Wilkinson (The TudorsLes Misérables) recebeu o título Doutor Honoris Causa em Direito. Em seu discurso, Wilkinson aconselhou seguir a profissão com amor, trabalhar duro e lembrar de se autopromover.
Mas hoje escrevo com orgulho sobre aqueles que mudaram meu destino e das memórias que passarei para meus filhos...
(Parabéns a todos os coleguinhas filhos da PUC!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário