sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Após ser banido, exposição sobre Chagall abre na Rússia

Transcrito de www.ruajudaica.com
Uma exposição sobre o artista Marc Chagall, cujas obras já foram proibidas na União Soviética, foi aberta na Rússia. A exposição de Moscou apresenta suas influências judaicas e da arte popular.  A Rússia comunista considerava as suas obras como "burguesas".
"Os visitantes costumam perguntar por que os animais de Chagall são azuis, amarelos ou rosas, por que a noiva está voando sobre os telhados e o homem tem duas faces", disse a curadora da exposição Ekaterina Selezneva, de acordo com a agência de notícias francesa AFP.
Chagall nasceu Moishe Segal em 1887 de uma família pobre judaica nas cercanias de Vitebsk, e suas pinturas lembram as imagens de Vitebsk.

Selezneva disse que a exposição "irá ajudar as pessoas a compreender o mistério de Chagall", que sempre olhou para a arte popular em sua busca de uma linguagem figurativa distinta e particular.
Chagall serviu por um curto período de tempo como comissário de arte em sua cidade natal, mas depois de uma discussão com o colega pintor Kazmir Malevich foi morar em Paris. A exposição vai até 30 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário