sábado, 7 de julho de 2012

Privatização de água e esgoto no RS: Prefeito de Uruguaiana ataca vanguarda do atraso


Polibio Braga


Irritado com a fala mansa do quinteto petista liderado pelo deputado Jefferson Fernandes, que buscam o MPE e o MPC para ameaçar com raios e trovões os prefeitos que se atrevem a quebrar o monopólio cruel, ineficaz e reacionário que a Corsan exerce nos serviços de água e esgoto do RS, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, PSDB,  avisou o seguinte através do editor:


- Privatizamos, sim, porque a Corsan não fazia nada. Vamos universalizar os serviços, sim. E podem vir porque aqui a licitação foi límpida, clara e transparente como um filme de cinema.



. E sobre o apoio do Sindiáguas ao quinteto do atraso, já apoiado pelo procurador Geraldo Da Camino ?



- Ao Sindiáguas interessa a existência da Corsan. Só em reclamatórias trabalhistas, a Corsan gastou 17% do seu orçamento. Foram R$ 200 milhões. 



. São números eloquentes. O que diz disto o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas ? Nada. Como é possível que o TCE não investigue que tipo de gestor possui a Corsan que permite tamanha desordem na sua área de recursos humanos ? Isto é mais dinheiro do que o total investido pela Corsan em água e saneamento em 2011.



. O caso de Uruguaiana, o primeiro município que privatizou água e esgoto no Estado, é 
exemplar e parecido com o que ocorre em todo o RS e em todo o Brasil:



- O município registrava mortalidade infantil de 32 por mil, número igual ao de Biafra. Em menos de três anos, o município alcançará índices de mortalidade infantil igual a dos Países desenvolvidos. 



. As ameaças desencadeadas a partir dos eventos de São Luiz Gonzaga, buscam justificar nova investida contra os administradores municipais modernos do RS, que querem se livrar da camisa de força dos serviços estatais estaduais de água e esgoto. 



- Depois de 250 anos, o governo gaúcho conseguiu coletar apenas 42% dos esgotos e tratar somente 12% dos dejetos. Para universalizar o sistema, são necessários investimentos de R$ 20 bilhões,valor que a Corsan não terá nem em 50 anos de acumulação de dinheiro.

RS poderá ter a maior e mais rentável safra de grãos da sua história em 2013


A se confirmar o desembarque do El Niño no ano que vem, a safra de grãos do RS receberá chuvas até acima do necessário.

. Isto significa que em 2012 o Estado colherá a maior safra de todos os tempos – algo como 30 milhões de toneladas.

. Com preços recordes.

- Isto tudo é previsão do diretor da Brasoja Agro, Antonio Sartori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário