terça-feira, 10 de julho de 2012

Apartamentos de homens solteiros privilegiam decoração clean e espaço para reunir os amigos


Confira os principais destaques dos projetos de três arquitetos para ambientes exclusivamente masculinos

Em se tratando de decoração em apartamentos de homens solteiros, os arquitetos ouvidos pela revista Pense Imóveis foram unânimes: eles preferem decoraçõesclean, espaços amplos e um ambiente especial para reuniramigos. Veja algumas sugestões de profissionais para tornar seu canto agradável e receptivo. 


Circulando livremente
A prioridade do proprietário deste apartamento, no bairroPetrópolis, em Porto Alegre, era deixar a circulação livre, sem muitos móveis ou cores. A arquiteta Cristiani Mörschbächer, uma das sócias da A4 Arquitetura eDesign, conta que a ausência de crianças na residência possibilitou o uso de certos materiais, como tampos de vidro, cromados e tapetes altos. A cozinha foi integrada ao living, mas sem a tradicional bancada americana

Daniel Martins
Cristiani afirma que não pode faltar nesse tipo de apartamento um bom sistema de home theater, completado por um projeto luminotécnico que permita alternar entre diferentes cenários. Os homens normalmente optam por conforto e praticidade e não gostam de muitas informações nos móveis e decoração, mas investem em novidades eletrônicas. 

Daniel Martins

Roda de amigos
O projeto deste loft da Casa Cor 2010 priorizou o encontro com os amigos, criando um ambiente de cozinha, jantar eestar integrados. A suíte foi dividida do espaço social por meio de uma veneziana de PVC, podendo ou não compor com o living. As paredes foram revestidas de madeira, para dar aconchego. O piso acampanha o mesmo padrão. No dormitório, as cores neutras e tons de cinza predominaram na cartela de cores. 

Eduardo Liotti

Sentinger comenta que normalmente os apartamentos de solteiros são mais livres, abertos. “Na verdade, para os homens jovens, são praticamente um espaço de transição, pois normalmente eles casam e mudam para um imóvel maior”, explica o arquiteto Luiz Sentiger, reponsável do projeto. Ele exemplifica contando que já planejou um quarto aberto para a sala, sem parede, a pedido de um cliente.  

Eduardo Liotti

Ambientes integrados
O desafio do escritório de Raul Pêgas era mobiliar um apartamento tipo estúdio, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, de forma prática e moderna. Nas cores escolhidas, o branco e o preto predominam, com o uso de tons fortes pontuais. O telão divide o quarto e a sala. Ohobby do proprietário é fotografia, o que fica implícito nas paredes do living. O banheiro ficou branco e cromado,clean e funcional. 

André Cavalheiro

Raul Pêgas defende que devem ser considerados na decoração o estilo e os desejos do morador. Normalmente, segundo ele, os solteiros gostam de livros, de vinhos e de música. “Além disso, eles dão a seus hobbies uma ênfase maior: esportes, gastronomia ou colecionáveis, e fica interessante usar esses temas nos interiores”, explica. Os homens naturalmente priorizam o espaço gourmet ou o entorno da churrasqueirabar e cozinha, “mas sem se descuidar da suíte com uma cama king size”, diz o arquiteto.

André Cavalheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário