sexta-feira, 11 de maio de 2012

12 maneiras de aumentar a criatividade - Os CEOs consideram a criatividade como o principal atributo da liderança. Você sabe exercitar a sua?


Amanda Kamanchek (redacao.vocesa@abril.com.br)  10/03/2012


Crédito: Ilustração: Estúdio Romeu e Julieta / Foto André Valentim
 - Crédito: Ilustração: Estúdio Romeu e Julieta / Foto André Valentim

A criatividade é o atributo de liderança mais desejado por CEOs, segundo pesquisa realizada pela IBm, que ouviu mais de 1 800 CEOs de 60 países. apesar de valorizada, a competência é difícil de ser encontrada. de acordo com a americana creative education Foundation, crianças de até 3 anos costumam usar 98% de sua capacidade criativa, enquanto adultos acima de 30 anos costumam explorar apenas 2%. essa diminuição expressiva está relacionada às experiências sociais da pessoa ao longo da vida — e o trabalho tem peso grande nessa queda. 

"As pessoas se tolhem com medo do bloqueio emocional, medo de se expor e de ser ridicularizada", diz Solange mata machado, coordenadora do curso de pós-mBa de inovação da hSm educação, de São Paulo. a questão, para qualquer profissional, é como cultivar uma competência tão importante sem se deixar abater pela mesmice corporativa. 

Para ser criativo, é necessário permitir que a mente navegue livremente, sem receio de que isso possa contrariar aquele conhecimento formal que temos e de parecermos errados. "muitas vezes a mente concebe coisas estranhas, esquisitas", diz Sérgio navega, diretor da Intelliwise Research, empresa paulista de pesquisa teórica de inteligência artificial. "entretanto, fomos treinados a executar apenas aquilo que é formal, rigoroso, sólido." executivos têm muito medo de ser incompreendidos e de errar.

Isso tem a ver com a baixa tolerância que as empresas têm ao fracasso. durante os processos de trabalho, é importante prestar atenção nas frases que matam a criatividade.


Mente aberta 
O carioca Marcus Vinicius Faustini, de 40 anos, é produtor cultural, cineasta e escritor. Em seu trabalho, parte importante é ter a mente aberta a novas ideias. dessa maneira, consegue manter a criatividade em alta. "acredito que tudo vem de fora para dentro", diz. "por isso, para pensar de forma inovadora, precisamos nos expor ao desconhecido." Outra recomendação de marcus é perder o medo de experimentar e de errar. "criar é ter coragem de fazer novas combinações com coisas que não pareciam combinar", afirma. 

Exemplos desse tipo de comportamento aparecem em perguntas como "Essa ideia trará resultados financeiros garantidos?" ou em afirmações como "Não estou aqui para inventar, estou apenas tentando fazer o meu trabalho". Frases assim são sintomas do medo de arriscar e fazer diferente. Repetido diariamente, o receio acaba minando o processo criativo. 

Afinal, é a cada "teste" malsucedido que o cérebro faz novas associações e aumenta a capacidade de ter ideias e inovar. Uma grande ideia depende de incessantes tentativas de compor associações incomuns, de pensar coisas que ninguém jamais foi capaz de executar.




Atenção aos sinais de repressão 

Se o processo de experimentar (e errar) é inibido, a criatividade se enfraquece. Por isso, é importante perceber, durante o trabalho, o momento em que alguém reprime a capacidade de pensar diferente. Quem escolhe trabalhar no mundo corporativo pode achar que não é exatamente uma pessoa criativa, ou que não deveria ser. Fugir da mesmice é, no entanto, algo necessário para o profissional se diferenciar, mesmo quando ele exerce uma função aparentemente burocrática. E engana-se quem pensa que é preciso inventar coisas absolutamente novas. 

Às vezes, melhorar um pequeno processo de trabalho, com o uso de um aplicativo tecnológico gratuito, já é uma forma de inovar e explorar a criatividade. Também é possível aprender um pouco mais sobre o assunto com profissionais que atuam em áreas nas quais criatividade é a matéria-prima. Acumular repertório variado, por exemplo, aumenta a possibilidade de fazer associações, criar relações e combinar informações.

"Eu busco inspiração na música, no design e na arquitetura, e associo tudo o que é possível à moda", diz Graziela Peres, fundadora da revista ffw>>mag!, aliada da marca São Paulo Fashion Week. "Ter curiosidade e explorar áreas diferentes das quais costuma atuar são fatores essenciais para um profissional desenvolver o trabalho." Uma das principais autoridades em criatividade do mundo, a americana Teresa Amabile, professora da Harvard Business School, aponta que existem alguns ingredientes fundamentais para o fortalecimento da criatividade. 

Analisando a atmosfera existente nos anos 1970 no Palo Alto Research Center, o laboratório de inovações da Xerox, no Estados Unidos, de onde saíram algumas das maiores invenções da informática, como o mouse e a interface gráfica, Teresa identificou duas características entre os cientistas do local. Em primeiro lugar, além de ter um conhecimento profundo em alguma área, os inventores também eram capazes de falar com propriedade de coisas muito diferentes de seu campo de atuação. A outra característica, segundo a professora, era a voracidade por aprender coisas novas. 

Apesar de ser um grupo de cientistas já bastante gabaritados, os funcionários da Xerox consumiam muita informação nova. "Eles não desenvolveram esse hábito mental seguindo um procedimento padrão", escreve Teresa. Uma qualidade importante dos grandes inventores é estar permanentemente apaixonados pelo que fazem. 

"As pessoas são mais criativas quando fazem algo que amam", afirma Teresa. Essa é outra dica importante para quem deseja exercitar um pouco mais o lado inventivo: procurar a motivação dentro do próprio trabalho. Trata-se de um bom caminho para começar a explorar a criatividade.

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