Especialistas listam pequenos gestos irritantes que podem levantar muros entre colegas de trabalho
RIO - A verdade é que seus colegas de trabalho estão sempre te julgando. Sob o verniz de camaradagem profissional, eles estão avaliando a bagunça em sua mesa, as palavras que você escolhe para se expressar e até mesmo o modo como você mastiga. Obviamente, faltas de conduta graves, como discriminação e assédio podem levar à perda do emprego. Mas pequenos gestos irritantes podem levantar muros entre colegas de trabalho e acabar afetando a produtividade, mostra artigo publicado pelo site do Wall Street Journal.
"Esses pequenos aborrecimentos, como ter uma área de trabalho desorganizada ou comer sem parar em sua mesa, podem ter proporções inesperadas'', afirma Charles Purdy, editor sênior do site de empregos Monster.com, citado no artigo.
Para evitar julgamentos negativos de seus colegas de trabalho, os especialistas em RH e gestão de pessoas apontam que atitudes devem ser evitadas no ambiente corporativo:
1 - Ser puxa-saco - Aqueles profissionais que estão sempre se promovendo às custas de seus colegas de trabalho, criando intrigas, explica Meredith Haberfeld, coach de executivos sediada em Nova York, acabam sendo malvistos pela equipe. Ela foi consultora de uma empresa de RH onde um jovem funcionário apontava os erros de seus colegas de trabalho. ''Ele criou um clima de mal-estar e nunca se dirigia ao grupo para dar quaisquer ideias enquanto via o barco afundando. Por causa disso, ninguém queria trabalhar com ele'', explicou.
Tentar tirar o trabalho de seus colegas ou levar o crédito pelas tarefas feitas pelos outros também são péssimas jogadas.
"Essas pessoas são vistas como excessivamente egoístas e, portanto, difíceis de trabalhar. Em determinado momento, para crescer na carreira, você precisa não só ser apreciada por seu gestor, mas ter o apoio de colegas e funcionários mais jovens'', diz a consultora.
2 - Negatividade - Uma fofoca ou reclamação ocasional pode até aliviar o estresse no ambiente de trabalho. Mas quando é demais, o funcionário pode ficar na pior.
"Às vezes, é divertido falar do chefe, mas a pessoa que está sempre reclamando, falando mal de tudo e de todos, acaba sendo detestada pelos outros'', diz Charles Purdy, da Monster.com. Os colegas acabam associando pensamentos negativos a você''.
Segundo pesquisa feita pela Monster.com em 2011, os entrevistados relataram que entre os comportamentos grosseiros apresentados pelos seus colegas, os menos suportados são ficar de segredinhos e mandar mensagens de textos durante reuniões. Isso acaba tirando o foco de todos, além de não pegar bem na frente de clientes e funcionários de outros setores. Os funcionários também são criticados quando interrompem seus colegas, ignoram ou descartam as ideias dos outros, diz Peter Post, escritor e bisneto da especialista em etiqueta Emily Post.
"São coisas que as pessoas recordam por um longo tempo. Com atitudes assim, você está atacando e menosprezando os outros'', diz Post. ''Eles, o veem como um tirano e não querem interagir com você''.
Queixar-se sobre o comportamento "inadequado" das outras pessoas está, na pior das hipóteses, fora de cogitação.
"É uma sensação muito condescendente", diz Art Papas, fundador da TheFit.com, um site onde os trabalhadores participam de pesquisas anônimas sobre as culturas das empresas. "Só porque você foi ofendido, não significa que deva ficar espalhando a notícia''.
3. Bagunça - Deixar o ambiente bagunçado, particularmente em áreas comuns ou em espaços de trabalho compartilhado, pode gerar críticas negativas. De acordo com pesquisa recente feita pela empresa de consultoria Adecco, a maioria dos entrevistados acredita que as pessoas são mais produtivas quando seu espaço de trabalho é limpo, embora alguns vejam um pouco de bagunça como sinal de que a pessoa é ocupada. Outros a veem como sinal de preguiça.
4. Falta de etiqueta em espaços pequenos - Nos escritórios com poucas portas e janelas e muitos cubículos, ter preocupação com odores fortes e barulho é importante. Imagine levar um peixe do jantar de ontem para almoçar dentro do escritório, ou vir de bicicleta para o trabalho em um dia de calor e ir direto para sua sala, sem se preocupar em fazer uma higiene rápida no banheiro. Coitados daqueles que trabalham a seu lado!
Pior ainda quando é preciso passar o dia todo ao lado daquela pessoa que só fala gritando:
“'Se você precisa se concentrar e alguém não para de berrar, isso certamente vai afetar seu trabalho”, diz Margaret Fiester, gerente de operações do centro de estudos em recursos humanos da Society for Human Resource Management.
5. Não se encaixar - É importante se encaixar na cultura da empresa. Isso pode incluir o modo como você se veste e até mesmo aquilo que você diz. Há também um código de conduta para e-mails.
"É preciso ter cuidado para não ser demasiado brusco, ou ficar sempre classificando todas as mensagens como urgente. Ou encaminhar cópias para todo mundo'', diz Purdy, alertando que mandar cópias ocultas é sempre uma ideia perigosa. "A transparência é importante, e o impede de parecer subserviente. Se estiver copiando alguém com o objetivo de colocar um colega em apuros, você vai ficar conhecido como o idiota do escritório."
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