Com a ascensão da classe média e obras de
melhoria, empresários voltaram a investir no centro da capital gaúcha em busca
de um público de maior poder aquisitivo
O centro histórico de Porto Alegre voltou a
despertar o interesse de empresários, que, em busca de um público de maior
poder aquisitivo, recomeçaram a investir na área. Como mostra matéria de Zero
Hora, grandes redes de comércio e restaurantes que cobiçam um público de maior
poder aquisitivo estão de olho na região.
A retomada do interesse no centro da capital
gaúcha é fruto da ascensão da classe média e das obras de melhoria na região
nos últimos anos. De acordo com o coordenador do Projeto Viva o Centro, Glênio
Bohrer, desde 2005, a iniciativa liderada pela prefeitura com participação
privada, rendeu investimentos ao redor de R$ 80 milhões.
Diversas inaugurações ocorreram em espaços de
antigas galerias, cinemas e espaços antes ocupados por negócios populares. A
Paquetá da esquina da Rua dos Andradas com a Avenida Borges de Medeiros foi
feita para atender à um público mais exigente. Inaugurada em novembro de 2011,
a obra teve um investimento de R$ 1 milhão.
Outro exemplo é da Lojas Renner que prepara
inauguração de uma loja no antigo prédio da Livraria do Globo, na Andradas,
tombado como patrimônio histórico de Porto Alegre. A estrutura do prédio foi
mantida com a reforma. Foram restaurados parapeitos, paredes de tijolo à vista
e tubulações aparentes em um projeto com investimento de R$ 14 milhões.
Assim como a obra da Renner, essa
redescoberta do comércio do Centro se dá em harmonia com as características
históricas e culturais da região.
Pontos de interesse
A ruas Duque de Caxias, Bento Martins e
General Cipriano Ferreira são alguns dos endereços de destaque do Centro de
Porto Alegre, devido ao sucesso de espaços de lazer na área.
A champanharia Ovelha Negra está na esquina
da Bento Martins desde 2004 e foi uma das primeiras a popularizar o espumante e
já mostra uma tendência. Há três meses, foi inaugurada a Six Champanheria e
Charutaria, na esquina da Cipriano
Ferreira. O local tem uma sala dedicada para apreciadores para quem quiser
fumar.
O Mercado Público é outro ponto de encontro
no centro. Alvo predileto dos turistas na área, os temakis do sushiman Rodrigo
Farias de Oliveira, o Seninha, viraram febre entre os apaixonados por comida
japonesa.
A Uruguai também está na lista de ruas
valorizadas. Instalado há 15 anos no local, o Café à Brasileira consolidou seu
espaço, apostando na classe média e média alta.
Em breve, outra cafeteria promete virar um
point do bairro. O terceiro andar da nova loja Renner da Rua da Praia será
ocupado pelo Café do Porto com direito a um memorial que oferecerá
interatividade entre cultura e consumo.
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