quarta-feira, 14 de março de 2012

De olho na luz para o quarto das crianças


Como gerar uma iluminação adequada para proporcionar conforto visual a ambientes infantis

Quartos de crianças e bebês exigem atenção especial quanto à iluminação, se a intenção for criar ambientes versáteis e aconchegantes. A luminotécnica Sandra Thomé explica que, além da escolha das lâmpadas, é preciso usar luminárias que evitem o ofuscamento dos olhos e criem cenários lúdicos e dinâmicos.
luminárias de criança pense imóveis
No quarto da neta Duda, Sandra projetou uma sanca com fita de LED azul e 120 pontos de fibra ótica para dar efeito de céu estrelado. Quando acionado, o lustre promove luz geral, enquanto o abajur de tecido confere luz suave sobre a cômoda.
luminárias de criança pense imóveis
De vidro leitoso, com 20cm de altura, este abajur oferece luz difusa.
luminárias de criança pense imóveis
Lúdica, a luminária acima tem base de plástico e cúpula de acetato com estampa da personagem Sininho.
luminárias de criança pense imóveis
Com LED, a Hello Kitty de acrílico protege a tomada.
luminárias de criança pense imóveis
Este miniabajur para tomada é opção para quarto de meninos.
Confira as dicas da especialista> Opte pelo uso de dimerizador para controlar a intensidade de luz.
> Use iluminação em áreas separadas para gerar cenários que propiciem diferentes atividades, como lustres, abajures e lâmpadas embutidas no forro ou marcenaria, que estimulam a hora da brincadeira ou do soninho.
> Se houver possibilidade de trabalhar o forro, crie uma sanca iluminada com fita de LED ou lâmpada fluorescente dimerizada para proporcionar luz tênue sem que a criança tenha contato visual com a fonte de luz.
> Atenção às lâmpadas. Para abajures, eleja as de baixa carga térmica que não emanem calor, como as LEDs, para prevenir acidentes com queimaduras. Dê preferência à tonalidade quente para evitar distorções de cor e dar aconchego ao espaço.
> Se optar por luminária embutida sobre o trocador, prefira as com difusor para ocultar a lâmpada e proporcionar luz suave.
> Nunca use luminária com foco dirigido sobre a poltrona de amamentação. Opte por modelos com luz de rebate para não ofuscar os olhos da mamãe e do bebê.
> Protetor de tomada com luminária é uma boa opção para iluminação noturna, pois oferece luz confortável e segurança às crianças que estão na fase de ter medo do escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário