Fonte: Redação Redimob
No mercado imobiliário, a concorrência está dando espaço para a parceria. Cada vez mais empresas unem forças para oferecer um diferencial ao cliente e conquistar mercado. Qual a força dessas alianças tanto para os empresários, como para a consolidação do setor imobiliário no país? Conversamos sobre o tema com um dos sócios da Vista, Felipe dos Santos. A empresa, especializada em softwares de gestão comercial para imobiliária, realizou uma parceria para integrar a base de dados ao Sistema AdClip e já sente os reflexos desta união de forças.
As “parcerias” são oportunidades para consolidar o crescimento e visibilidade tanto das empresas como do mercado imobiliário. Como você avalia a união entre empresas e profissionais do setor?
Antigamente as empresas centralizavam todas as operações, independente do setor. Havia aquele velho conceito de que se necessitava de autonomia, e embasando-se nesta falsa premissa, criava-se estruturas enormes, nada eficientes, para as diversas atividades que eram incorporadas. Nos anos 90 com a reengenharia, percebeu-se que as empresas deveriam focar-se em seu “Core Business”, ou seja, na sua principal atividade. É conveniente ressaltar quando se fala em parcerias sobre as associações, tais como cooperativas, redes e afins, formadas por profissionais ou empresas de um mesmo setor, surgem de forma a ampliar as oportunidades de negócios. As parcerias, portanto, surgem para unir especialistas formando um arranjo produtivo mais eficiente e gerando mais sinergias.
Quais as principais vantagens do trabalho em parceria no mercado imobiliário?
No mercado imobiliário, as redes de imobiliárias começaram a surgir no Brasil há cerca de 15 anos, onde imobiliárias de determinadas regiões se associaram para trocarem experiências e fazerem negócios em conjunto. O conceito é que para somar temos de dividir. Assim, se uma imobiliária possui um determinado cliente e a outra possui um imóvel dentro das características que este busca, oportuniza-se um negócio que não ocorreria sem a parceria entre as empresas.
O que é necessário para consolidar uma parceria de sucesso?
No âmbito pessoal nós construímos amizades, onde se consolida uma relação de confiança, cooperação e companheirismo. Assim como as amizades, penso que uma parceria com outra empresa deve ser norteada pelos mesmos valores. As parcerias de longo prazo são “ganha-ganha”. Para tanto é necessário o alinhamento de expectativas e de interesse, bem como uma boa divulgação dentro das respectivas empresas para seus colaboradores, sobre as vantagens da parceria.
De que forma as redes sociais podem facilitar a consolidação dessas parcerias?
As redes sociais surgem como novos canais de comunicação e interação. De fato, estamos experimentando uma relação mais próxima entre as pessoas. Através das redes sociais conhecemos mais pessoas e empresas com interesses afins, oportunizando-se novas parcerias.
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