domingo, 15 de janeiro de 2012

Aumenta busca por imóveis próximos a universidades


Meses de janeiro, fevereiro e julho são os preferidos dos universitários para buscar um novo imóvel

Divulgação
Estudante universitária na biblioteca
O fator que mais influencia a escolha do imóvel pelos universitários é a proximidade com o local de estudo
São Paulo - Janeiro, fevereiro e julho são os meses nos quais a busca por imóveis próximos a universidades aumentam. Muitos estudantes que conquistaram a tão disputada vaga na universidade acabam tendo que mudar de cidade ou estado para dar continuidade aos estudos.
Outros, mesmo dentro da própria cidade, optam por se mudar para bairros mais próximos da faculdade, reduzindo os custos e o tempo gasto com transporte. “Às vezes o aluguel fica um pouco mais caro do que o gasto com transporte, mas a comodidade de morar próximo a faculdade acaba compensando”, diz Bárbara Silva Freitas, diretora da Primar Administradores de Bens.

O fator que mais influencia a escolha do imóvel pelos universitários é a proximidade com o local de estudo, já que eles precisam sair muito cedo ou chegar muito tarde em casa, à noite. “Uma dica é analisar a vizinhança e verificar se há bares, obras, trânsito pesado ou qualquer outra situação que possa atrapalhar a tranquilidade durante os momentos de estudo”, sugere Bárbara.

A diretora explica que o contrato de aluguel neste tipo de situação é o padrão, com duração de pelo menos 30 meses e cobrança de multa proporcional em caso de rescisão. “Não é comum determinar uma duração diferenciada, como nas locações de temporada. Mas como os estudantes são mais instáveis e durante a faculdade podem mudar de curso ou de casa, por exemplo, é possível, através de negociação, propor a inclusão de uma cláusula no contrato que reduza ou dispense a multa rescisória”.

Por conta da divisão de despesas, alguns estudantes optam por dividirem o mesmo espaço, formando as famosas repúblicas. Nesses casos, é preciso atenção com relação ao contrato. Se ele for feito apenas no nome de uma pessoa, esta será a responsável legal pela locação. “Ao deixar a casa é importante que o contrato seja alterado e fique no nome de alguém que continuará no imóvel. Pois mesmo que o estudante não esteja mais morando na casa ou apartamento, ele pode responder judicialmente se algum problema acontecer e ele estiver como inquilino”, alerta.

Outro cuidado é em relação ao aluguel de imóveis mobiliados. Bárbara aconselha a checar a descrição de tudo que está no contrato e verificar o estado de cada item para evitar problemas quando chegar o momento de devolver o imóvel.
FONTE: Exame Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário