quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Aumento das locações por temporada aquece mercado imobiliário no Rio








Alana Gandra, da 
Wikimedia Commons
Rio de Janeiro
Os preços e a oferta de imóveis para locação no município não acompanharam na mesma proporção

A expansão da oferta e dos preços das locações atingiu 10%, no fim de 2011. Já a procura por locações de temporada para as festas do Natal e réveillon subiu 20%



Rio de Janeiro - O mercado imobiliário do Rio registrou aquecimento no fim de 2011, apresentando aumento nas locações por temporada, no que se refere à procura, à oferta e aos preços de imóveis.
Na capital fluminense, o delegado do Conselho Regional de Corretores do Estado (Creci/RJ), Laudiniro Cavalcanti, informou que a procura por locações de temporada para as festas do Natal e réveillon subiu 20%. “A cidade está superlotada de turistas estrangeiros e domésticos. E as notícias favoráveis em relação à segurança fizeram com que o Rio passasse a ser a cidade mais visitada do país”, acrescentou.
Os preços e a oferta de imóveis para locação no município não acompanharam na mesma proporção, entretanto, o aumento da procura, disse o delegado do Creci. “Porque as pessoas não se prepararam para essa recuperação tão rápida do setor de locação, inclusive para elevar os preços”. A expansão da oferta e dos preços das locações atingiu 10%, no período.
Segundo Laudiniro Cavalcanti, as pessoas que não tinham a cultura da locação, mas que alugaram um cômodo ou o seu apartamento por temporada verificaram que essa é uma oportunidade de aumentar a renda, em função de a rentabilidade ser convidativa. Isso aumentou a oferta de imóveis por temporada.
O diretor de Locação do Creci/RJ, Carlos Samuel, confirmou que o Rio vive um momento especial de divulgação devido à pacificação de comunidades, que favorece muito as locações por temporada. “Os hotéis estavam lotados e a saída foi aumentar a oferta de aluguéis”.
O fato de o réveillon ter caído em um fim de semana com bastante chuva não atrapalhou o segmento. “As locações já estavam previamente contratadas e são pagas antecipadamente. Os dois eventos não criaram embaraços substanciais”, explicou.
Pesquisa feita pelo Creci/RJ mostrou que o aumento da procura por imóveis para temporada para as festas de fim de ano foi registrado em Angra dos Reis, na Costa Verde do estado (35%). Em Paraty, na mesma região, a procura foi ampliada em 20%. Em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, os preços dos imóveis com três quartos, próximos à praia, caíram 10% em comparação ao ano passado, mas nos demais perfis permaneceram estáveis. Em Saquarema, a oferta subiu entre 10% e 20%.
Nos municípios de Teresópolis e Petrópolis, na região serrana fluminense, a procura sofreu diminuição de 50% e 15%, respectivamente, em função da insegurança gerada pelas chuvas que atingiram a região em janeiro de 2010. A oferta manteve-se estável. Em Petrópolis, os preços cresceram cerca de 20% nos imóveis mais luxuosos.
Carlos Samuel recomendou que as pessoas interessadas em fazer locação por temporada nessas férias de verão devem manter-se alertas. O primeiro cuidado fundamental é “só alugar de quem é conhecido no mercado”. Convém fazer uma pesquisa antes para ver se o imóvel pretendido já teve locação antes, “porque existem aventureiros que vêm ao mercado somente para obter vantagens. É fundamental que a pessoa conheça a origem do locador e do imóvel para não ser surpreendido”. O candidato à locação não deve também depositar o dinheiro na conta de ninguém sem ter a certeza de que ele será pago à pessoa correta, disse o diretor do Creci.
Ele acredita que os mercados imobiliários da capital e do estado vão continuar aquecidos durante o ano e que o mercado de locação por temporada crescerá ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário