Os mitos do Natal no mercado
imobiliário
Fonte: Guilherme Machado
Você conhece o significado da palavra mito? De acordo com o
Wikipedia, “o termo mito é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se
referir às crenças comuns”. E esse termo foi utilizado propositalmente no
título do nosso post de hoje. Vamos conversar sobre um grande mito do mercado
imobiliário: uma afirmação que é espalhada pelo boca a boca e que muitas vezes
nós tomamos como verdade absoluta.
1º mito: Natal e mercado imobiliário não combinam
Você já ouviu falar que o Natal não é uma boa época para o mercado
imobiliário? Normalmente as incorporadoras suspendem os lançamentos nesse
período ou investem muito pouco em divulgação. E você, o que acha disso?
Acredito que não exista época para comprar um imóvel, mesmo
porque o sonho de ter a casa própria ou de investir em um negócio é comum aos
brasileiros. Cabe então aos profissionais do ramo imobiliário identificar as
oportunidades de vendas.
O período natalino é considerado um dos melhores para o
comércio, e por que não transformá-lo em um momento positivo também para o
mercado imobiliário? As pessoas, além de já possuírem uma predisposição para as
compras, ficam mais envolvidas emocionalmente com o espírito do Natal, o que
favorece o mercado em geral.
2º mito: A publicidade deve ser diminuída nesse período
É necessário inovar, ou seja, fazer a mesma coisa de uma
maneira diferente. Esse não é o momento de diminuir a divulgação, e sim dar um
novo foco, fazendo com que as pessoas associem essa ocasião especial com o
mercado imobiliário. Por exemplo, que tal aproveitar a ceia do Natal para
brindar com os seus amigos e familiares a aquisição da casa nova ou do novo
escritório?
Algumas incorporadoras já estão atentas ao potencial de
vendas de imóveis nesse período e realizam promoções, mas ainda é necessário
fazer um planejamento mais consistente das ações. As estratégias de marketing,
por exemplo, devem convencer as pessoas de que esse é sim um período para
adquirir um imóvel.
3º Mito: O ano já acabou e é hora de planejar o próximo
Temos o costume de achar que o ano já acabou com a
proximidade do Natal e que não há mais tempo para realizar os nossos sonhos e
metas. O ano só acaba no dia 31 de dezembro e, até que essa data chegue, ainda
há tempo para realizar muitos sonhos e iniciar o novo ano com novos projetos.
É importante mostrar aos clientes que os melhores produtos
estão sendo ofertados nesse período: os melhores preços, maior facilidade de
negociação. Ou seja, o mercado imobiliário deve estar atento às estratégias que
o comércio em geral já utiliza há muito tempo.
Contudo, é necessário entender que as pessoas são diferentes
umas das outras, cada uma com o seu tempo e forma de identificar a sua
necessidade. Por isso, é sempre necessário conhecer o perfil dos seus clientes,
entender onde ele está inserido, para então realizar uma comunicação mais
eficiente e que colabore para o alcance dos objetivos dele, mantendo o mercado
imobiliário aquecido durante todo o ano. Isso é fundamental para o crescimento
e fortalecimento do setor.
Agora é hora de retomar o fôlego para encerrar mais um ano
com os objetivos alcançados, fazendo as pessoas mais felizes com a aquisição da
casa própria ou com seus investimentos no mercado imobiliário.
E você, acredita que o Natal não é um bom período para o
mercado imobiliário? O que pode ser
feito para aquecer o setor nesse período? Comente, participe!
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