segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


Os mitos do Natal no mercado imobiliário 
Fonte: Guilherme Machado 

Você conhece o significado da palavra mito? De acordo com o Wikipedia, “o termo mito é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns”. E esse termo foi utilizado propositalmente no título do nosso post de hoje. Vamos conversar sobre um grande mito do mercado imobiliário: uma afirmação que é espalhada pelo boca a boca e que muitas vezes nós tomamos como verdade absoluta.

1º mito: Natal e mercado imobiliário não combinam
Você já ouviu falar que o Natal não é uma boa época para o mercado imobiliário? Normalmente as incorporadoras suspendem os lançamentos nesse período ou investem muito pouco em divulgação. E você, o que acha disso?

Acredito que não exista época para comprar um imóvel, mesmo porque o sonho de ter a casa própria ou de investir em um negócio é comum aos brasileiros. Cabe então aos profissionais do ramo imobiliário identificar as oportunidades de vendas.
O período natalino é considerado um dos melhores para o comércio, e por que não transformá-lo em um momento positivo também para o mercado imobiliário? As pessoas, além de já possuírem uma predisposição para as compras, ficam mais envolvidas emocionalmente com o espírito do Natal, o que favorece o mercado em geral.

2º mito: A publicidade deve ser diminuída nesse período
É necessário inovar, ou seja, fazer a mesma coisa de uma maneira diferente. Esse não é o momento de diminuir a divulgação, e sim dar um novo foco, fazendo com que as pessoas associem essa ocasião especial com o mercado imobiliário. Por exemplo, que tal aproveitar a ceia do Natal para brindar com os seus amigos e familiares a aquisição da casa nova ou do novo escritório?
Algumas incorporadoras já estão atentas ao potencial de vendas de imóveis nesse período e realizam promoções, mas ainda é necessário fazer um planejamento mais consistente das ações. As estratégias de marketing, por exemplo, devem convencer as pessoas de que esse é sim um período para adquirir um imóvel.

3º Mito: O ano já acabou e é hora de planejar o próximo
Temos o costume de achar que o ano já acabou com a proximidade do Natal e que não há mais tempo para realizar os nossos sonhos e metas. O ano só acaba no dia 31 de dezembro e, até que essa data chegue, ainda há tempo para realizar muitos sonhos e iniciar o novo ano com novos projetos. 

É importante mostrar aos clientes que os melhores produtos estão sendo ofertados nesse período: os melhores preços, maior facilidade de negociação. Ou seja, o mercado imobiliário deve estar atento às estratégias que o comércio em geral já utiliza há muito tempo.
Contudo, é necessário entender que as pessoas são diferentes umas das outras, cada uma com o seu tempo e forma de identificar a sua necessidade. Por isso, é sempre necessário conhecer o perfil dos seus clientes, entender onde ele está inserido, para então realizar uma comunicação mais eficiente e que colabore para o alcance dos objetivos dele, mantendo o mercado imobiliário aquecido durante todo o ano. Isso é fundamental para o crescimento e fortalecimento do setor.

Agora é hora de retomar o fôlego para encerrar mais um ano com os objetivos alcançados, fazendo as pessoas mais felizes com a aquisição da casa própria ou com seus investimentos no mercado imobiliário.

E você, acredita que o Natal não é um bom período para o mercado imobiliário?  O que pode ser feito para aquecer o setor nesse período? Comente, participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário