sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


Quando os gigantes decepcionam...

Lembre-se de que toda venda, começa por um excepcional atendimento. Não importa o tamanho da sua empresa, mas sim a qualidade com que atende seus clientes.

Quando agente pensa que atender mal e menosprezar o cliente é coisa de empresa pequena e sem profissionais competentes, nos deparamos com falhas partindo de grandes organizações. O episódio que relato hoje aconteceu com uma grande editora que publica uma revista na área de vendas e marketing.

Todos os meses eu me dirigia à banca de jornal para adquirir mais um exemplar da revista. Para receber antecipadamente e com mais comodidade, resolvi me tornar assinante. Até aí tudo perfeito, se não fosse pelo terrível incidente.

Após efetuar a assinatura, aguardei pelo exemplar que deveria ser entregue até o dia 5 de cada mês. Para minha surpresa, o exemplar não chegou como esperado e após aguardar até o dia 15, resolvi entrar em contato por e-mail com a empresa. Infelizmente não obtive resposta.

Tentei um segundo contato e mais uma vez não fui atendido. Pedi para que um amigo meu, que conhece o pessoal da empresa, entrasse em contato. Novamente não fui atendido. No dia 25 (20 dias após o prazo esperado para receber a edição do mês), cheguei em casa e vi meu exemplar na caixa do correio.

O que parecia ter um final quase feliz, tornou-se uma experiência trágica, porque além do atraso, o exemplar estava danificado graças a “boa vontade” do entregador em dobrar a revista e empurrá-la para dentro da caixa de correio.

Novamente tentei contato com a empresa e não obtive resposta. A minha opinião em relação a empresa permanece a mesma. São sérios, competentes e fazem um trabalho excepcional, porém percebi que nenhuma empresa, por mais idônea que seja, está livre de cometer erros.

Quanto maior for o tamanho da empresa, a atenção aos detalhes deve ser redobrada para que nenhum funcionário da linha de frente coloque tudo a perder. Todo esforço do marketing, da equipe que produz a revista e de outros setores poderiam ter ido por água abaixo por causa de um funcionário que achou que era muito trabalhoso responder meu e-mail.

Lembre-se de que toda venda, começa por um excepcional atendimento. Um forte abraço e vamos em frente!

André Vinícius é palestrante de vendas com expertise em desenvolvimento de pessoas e marketing digital (Cursos online e palestras). Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação nacional em vendas. (Currículum) É colunista na área de negócios em dezenas de mídias impressas e eletrônicas do país (mídia). Autor do Livro: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena). www.andrevinicius.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário