sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


Empreendedores que trabalham

muito são mais produtivos?


Alguns empreendedores acreditam que passar dias e noites na empresa vai fazer o trabalho ser mais produtivo

Editado por Priscila Zuini, de 
Creative Commons/Philips Blog
Como conciliar o estudo de todos os conteúdos?
Trabalhar muito é sinônimo de produtividade?Respondido por Christian Barbosa, especialista em produtividade
Essa é uma reposta que parece óbvia, mas, na maioria dos casos, é difícil de entender. Infelizmente, a cultura corporativa valoriza os “pseudo-heróis” que ficam todos os dias até tarde, resolvendo urgências, enquanto quem sai no horário exato é tachado de “folgado” ou “gente que não faz mais do que a obrigação”. Não é verdade?
Trabalhar muito nunca será sinônimo de produtividade. Precisamos buscar resultado com nosso trabalho e não quantidade de horas. Se você entrega o mesmo resultado que outra pessoa demora o dobro para fazer, ai sim você é uma pessoa produtiva! Nas pequenas empresas, isso é essencial e pode ajudar a garantir um cliente, por exemplo.
Eu acho que devemos trabalhar de forma inteligente, o que não significa trabalhar mais horas. Com planejamento, prioridade e gestão do foco, conseguimos entregar aquilo que precisa ser feito no tempo certo.
Quem acaba trabalhando demais, perde o ritmo, a energia e acaba fazendo mais horas para gerar o mesmo resultado. É melhor dar uma pausa, dormir, comer bem e voltar a trabalhar com mais pique do que gastar tempo com pouco nível de resultado.
Enquanto o trabalho é infinito (sempre teremos coisas para fazer), o tempo é finito. Ser produtivo significa limitar nosso tempo no trabalho de forma a gerar resultados e sempre ter tempo para as coisas realmente importantes.
Christian Barbosa


Christian Barbosa
 é cientista de computação e especialista em administração de tempo e produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário