Seis dicas para ser
um
vendedor
extraordinário
Alguns chegam ao topo e conquistam o sucesso, enquanto a
grande maioria permanece patinando em busca da sobrevivência.
Convivo
diariamente com profissionais ávidos por ingressar no mercado. A pergunta que
muitos deles fazem é a seguinte: “Professor André, com tanto vendedor atuando,
será que o mercado não está saturado?”.
Sempre
respondo que eles têm razão, porque há muitos vendedores. Da mesma maneira que
há muitos médicos, advogados, dentistas, arquitetos, engenheiros,
administradores e qualquer outra profissão. Alguns chegam ao topo e conquistam
o sucesso, enquanto a grande maioria permanece patinando em busca da
sobrevivência.
Então, eu
faço a seguinte pergunta aos alunos: Qual é a estratégia que você está
utilizando para fazer parte da minoria que vence na profissão? Por que eu
deveria comprar o produto de você e não de outro vendedor? Para muitos, a
resposta é o silêncio.
Pensando
nisso, elaborei seis dicas para quem deseja se destacar no mercado e obter
reconhecimento dos clientes:
Seja referência
– Você precisa mostrar ao cliente que, o seu trabalho possui um diferencial.
Isso se faz passando credibilidade e dando a entender que você é um
profissional competente e que possui conhecimento do que está fazendo. Tenha um
blog sobre o assunto, publique informação relevante. As pessoas querem fazer
negócio com quem é referência (entende) do assunto.
Faça contatos
– A sua rede de relacionamentos é muito importante. Não estou falando apenas do
Facebook, Orkut, Twitter ou qualquer outra rede social. Estou falando de
contato, olho no olho, aquele cafezinho, aquela conversa. Sua rede não se
resume na quantidade de pessoas que você conhece, mas sim na qualidade destes
relacionamentos.
Ajude o
cliente – Quando você entra no negócio, já pensando na comissão, as coisas
tendem a dar errado. A comissão é conseqüência do que você fará pelo cliente.
Pense primeiro em ajudar o cliente para que ele fique satisfeito com o negócio.
Ajudar o cliente é a sua missão. Esteja sempre disponível, esclarece as dúvidas
do cliente, transmita segurança.
Seja honesto
e ético – Faça as coisas da maneira correta. Enrolar o cliente, prometer o que
não consegue cumprir, mentir sobre o produto/serviço ou esconder algo que possa
prejudicar o outro é desonesto e mata a sua credibilidade. Da mesma maneira
que, falar mal do colega de profissão não é uma atitude ética e digna de um
profissional de sucesso.
Estude muito
– Estude constantemente. Se aperfeiçoe. Compre livros, participe de
palestras,cursos, treinamentos, acompanhe as informações na internet, nos
jornais, na TV. Você precisa dominar todos os detalhes do negócio. Qualquer
dúvida que o cliente tenha a respeito do seu conhecimento, já coloca tudo a
perder.
Vista-se para
o sucesso – Se vestir bem faz toda a diferença. Uma pesquisa revela que, nos
primeiros quatro minutos de contato, o cliente forma 90% das impressões sobre
você. Lembre-se de que você pode não ter a segunda chance de causar uma boa
impressão.
Então é isso.
Eu fico por aqui e espero que essas dicas sejam de grande valia para sua
profissão Um grande abraço e vamos em frente!
André
Vinícius é palestrante de vendas com expertise em desenvolvimento de pessoas e
marketing digital (Cursos online e palestras). Possui MBA em Gestão de Pessoas
e certificação nacional em vendas. (Currículum) É colunista na área de negócios
em dezenas de mídias impressas e eletrônicas do país (mídia). Autor do Livro: O
melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena).
Dicas importantes para o início do sucesso de um grande Corretor de Imóveis.
ResponderExcluirAntes de mais nada acredite em você!
Muito bom Prof. Andre.
Bill
Rio Grande-RS