O primeiro edifício transportável do mundo foi concluído no arquipélago de Turku, na Finlândia. Iniciado em dezembro do ano passado, o projeto, da companhia Neapo Oy com três andares, pesa 220 toneladas e tem 12 metros de altura, 33 metros de comprimento e 12 metros de largura.
Depois de construído dentro do estaleiro STX de Turku, o edifício foi transportado na última quinta-feira em uma embarcação a um terreno alugado próximo ao litoral. A estrutura é toda feita de células de aço, particularmente rígidas, leves e resistentes. Sua instalação foi feita com ajuda de um guindaste.
O prédio, que conta com um área útil de 864 metros quadrados, demorou apenas oito meses para ficar pronto, incluindo a montagem dos painéis de aço, a instalação elétrica, o revestimento de azulejos nos banheiros, o encanamento e o acabamento final de pisos e paredes.
Especializada em construção residencial em módulos, a companhia finlandesa pretende exportar esta tecnologia inovadora a outros países, especialmente a regiões da Ásia onde terremotos são comuns.
De acordo com o diário finlandês Helsingin Sanomat, um projeto semelhante está em fase de planejamento: é o de um edifício de cinco andares residenciais em Myllypuro, no leste de Helsinque
Nenhum comentário:
Postar um comentário