terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tecnologia israelense prevê como o câncer se espalhará - JORNAL ALEF

edição 2105 ano 21

Uma tecnologia inovadora, desenvolvida em Israel, em breve poderá prever a propagação do câncer de um órgão para outro, potencialmente salvando vidas de milhões de pessoas em todo o mundo. Desenvolvido no Instituto de Tecnologia Technion, o sistema foi comprovado nos ensaios laboratoriais preliminares e está prosseguindo para estudos avançados utilizando células de pacientes submetidos à cirurgia.
“A maioria das mortes relacionadas ao câncer são provocadas por metástase em vez de pelo tumor original, e, portanto, amplos recursos são investidos em métodos de desenvolvimento de detecção precoce de metástases”, afirmou a especialista Daphne Weihs. Natentativa de salvar mais vidas, a equipe liderada por ela está trabalhando na identificação de tumores secundários logo no início. “Durante, ou imediatamente após uma biópsia ou cirurgia em um tumor maligno, nosso sistema possibilitará que a equipe médica avalie de forma quantitativa a propensão da presença ou desenvolvimento de metástases de tumor em outros órgãos, e proponha quais órgãos estão envolvidos. Este conhecimento possibilitará ações em um estágio bem precoce para identificar e frear essas metástases e, além disso, evitar que o tumor original gere mais metástases. Um passo vital rumo a um tratamento mais eficaz”.
Como a equipe conseguirá prever com sucesso a localização do câncer secundário? Após uma série de estudos, Weihs desenvolveu um processo novo de imagiologia biomecânica tridimensional, usando cápsulas de gel exclusivas que simulam a textura de células saudáveis. “Com esse sistema, nós permitimos que as células em teste “carreguem” as cápsulas de gel designadas que simulam o enrijecimento do tecido saudável. Monitorar a alteração de formato das células, a disposição interna dentro delas, e as forças que elas exercem no gel, permite que revelemos as diferenças entre as células metastáticas e as células benignas, e que identifiquemos os processos de adaptação das células para alterar ambientes no corpo. Este é um passo vital rumo à previsão e identificação de metástases nos estágios iniciais, o que permite o tratamento mais eficaz”. Ela enfatiza que a sua predição é “baseada na identificação da biomecânica das células tumorais originais e não requer que conheçamos a constituição genética específica do tumor”. Os ensaios clínicos estão sendo realizados em colaboração com o Rambam Health Care Campus em Haifa, Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário