terça-feira, 21 de julho de 2015

Collor pede e auditoria do TCU investiga Procuradoria-Geral


Posted: 21 Jul 2015 08:33 AM PDT
Pouco depois da deflagração da Operação Politeia, Senado aprovou em votação relâmpago o pedido apresentado pelo ex-presidente, alvo da ação da Polícia Federal

Horas após a deflagração da Operação Politeia, em que a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra três senadores, na semana passada, a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou, numa votação relâmpago, um pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça duas auditorias em contratos da Procuradoria-Geral da República. 

Os dois pedidos, aprovados numa sessão extraordinária da comissão, foram apresentados pelo senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), um dos alvos da busca e apreensão deflagrada na Operação Politeia. Collor tem sido o maior crítico público da gestão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que está em campanha para ser reconduzido ao cargo e, agora, corre risco de ser barrado pelo Senado em votação secreta.

A ação da Polícia Federal contra os senadores - requerida por Janot e aceita pelo Supremo Tribunal Federal - levou à apreensão, no caso de Collor, de um Porsche, uma Ferrari e um Lamborghini na Casa da Dinda, residência particular usada pelo ex-presidente. Pouco depois, por volta das 11 horas, a comissão do Senado decidiu votar os dois requerimentos de Collor que pediam a auditoria do TCU em contratos da Procuradoria-Geral da República. O presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA), consultou os presentes se poderia convocar uma reunião extraordinária para apreciar somente os dois requerimentos de informação. "Não vejo dificuldade alguma." 

Relator dos dois pedidos, o senador Ivo Cassol (PP-RO) explicou que a primeira proposta de fiscalização do TCU tinha por objetivo verificar a regularidade de um contrato de aluguel de uma casa pelo órgão, firmado em outubro de 2014 no valor mensal de 67.000 reais por dispensa de licitação. O segundo, disse Cassol, referia-se a um contrato firmado por inexigibilidade de licitação de uma empresa de comunicação em dezembro do ano passado. O ex-presidente alega, nas propostas de fiscalização, que haveria indícios de irregularidades nos dois contratos.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/collor-pede-e-auditoria-do-tcu-investiga-procuradoria-geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário