quarta-feira, 17 de junho de 2015

17 de Junho de 1885: A Estátua da Liberdade chega a Nova Iorque

http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2015/06/17-de-junho-de-1885-estatua-da.html

O navio francês Isère, partindo do porto de Rouen em Abril de 1885 chega dois meses mais tarde, no dia 17 de Junho, a Nova Iorque, tendo a bordo a estátua chamada de “A Liberdade iluminando o mundo”, símbolo da amizade entre os Estados Unidos e a França desde a independência norte-americana. Esta estátua de bronze de 46 metros de altura é obra do escultor Frédéric Auguste Bartholdi, a sua estrutura de ferro foi concebida por Gustave Eiffel, construtor da Torre Eiffel. O pedestal, a cargo dos norte-americanos, não estando ainda acabado, levou a que a estátua só fosse inaugurada em Outubro de 1886.


Originalmente conhecida como “A Liberdade Iluminando o Mundo”, a estátua foi proposta pelo historiador francês Edouard Laboulaye para comemorar a aliança franco-americana durante a Revolução Americana. Desenhada pelo escultor francês Frederic Auguste Bartholdi, tem a forma de uma mulher com o braço direito erguido empunhando uma tocha. Em Fevereiro de 1877, o Congresso em Washington aprovou a utilização de um local na ilha de Nova Iorque, Bedloe, que havia sido sugerido por Bartholdi.


Em Maio de 1884, a estátua foi terminada nos ateliers franceses e três meses depois os norte-americanos lançaram a pedra fundamental do pedestal em Nova Iorque. As diversas partes de bronze da estátua foram sendo montadas e a última  foi ajustada em 28 de Outubro de 1886, pouco antes da cerimónia de inauguração a cargo do presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland.


No pedestal há uma inscrição "The New Colossus," um famoso soneto da poeta norte-americana Emma Lazarus que dá as boas vindas aos imigrantes que chegavam de todas as partes do mundo que assim dizia: "Give me your tired, your poor, Your huddled masses yearning to breathe free, / The wretched refuse of your teeming shore. / Send these, the homeless, tempest-tossed to me. / I lift my lamp beside the golden door." 
 

Seis anos depois, a ilha Ellis, adjacente à ilha Bedloe, abriu como a estação central para a entrada de imigrantes nos Estados Unidos. Nos 32 anos que se seguiram mais de 12 milhões de imigrantes foram recebidos no porto de Nova Iorque sob as vistas da ‘senhora liberdade”. Em 1924, a Estátua da Liberdade foi consagrada como monumento nacional.
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)


Projecto patenteado por Frédéric Auguste Bartholdi 
 
A construção do pedestal
Pormenor da cabeça da estátua

Nenhum comentário:

Postar um comentário