quinta-feira, 2 de abril de 2015

O estranho empréstimo chinês à Petrobras - O ANTAGONISTA


Comentamos na reunião de pauta de hoje a nossa desconfiança em relação ao empréstimo de 3,5 bilhões de dólares que a Petrobras obteve do Banco de Desenvolvimento da China.
A China fez esse empréstimo, em tempo recorde, a uma empresa que não consegue divulgar um balanço confiável em troca do quê?
A Petrobras, de capital aberto, não se dignou a dar nenhuma informação sobre as condições do papagaio. O que deveria ser transparente é tratado pelos jornais como se fosse uma operação militar sigilosa: "Fontes próximas à diretoria da empresa dizem que a contrapartida seria que estaleiros chineses ganhariam contratos para finalizar plataformas atrasadas, o país asiático teria preços vantajosos na compra de petróleo e..."
Já que estamos no universo das ilações, uma fonte próxima ao Antagonista diz que o governo do PT e gente a ele associada lavou muito dinheiro na China e que o empréstimo tem como garantia transações financeiras bastante atípicas, para dizer o mínimo, realizadas por lá. Quanto às contrapartidas comerciais citadas na imprensa, elas seriam apenas a parte visível do negócio da China para a China.
Faltam peças nesse quebra-cabeça

Nenhum comentário:

Postar um comentário