domingo, 11 de janeiro de 2015

Por que Lula deveria presidir a Petrobras



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Se Dilma Rousseff for obrigada a engolir que seu desafeto Henrique Meirelles assuma o lugar de Graça Foster na Petrobras - conforme boato que deixou o mercado excitado ontem -, ficará claro que os problemas de rolagem de dívida da companhia são maiores que o ocultado dos investidores. Além de Meirelles, também se especulou que Murilo Ferreira, presidente da Vale, poderia assumir o Conselho de Administração da estatal, no lugar de Guido Mantega, que deixou a Fazenda e, como não precisa passar por quarentena, servirá como consultor para grandes empresas europeias.

A pergunta irônica que grandes investidores da Petrobras faziam ontem era: "Nildemar Secches, Beto Sicupira, Henrique Meirelles... Quem está disposto a fazer o trabalho sujo do PT?". A resposta é: "Ninguém que seja sério, investidor de verdade, embarca nesta furada". O Problema é que sempre existe alguém que topa qualquer parada lucrativa. O fato concreto é que muitos espertalhões dos esquemas de negócio nazicomunopetralhas devem ganhar muito dinheiro com a situação ruim de imagem da Petrobras. As ações em baixa da petrolífera são divinas para uma aplicação de lavagem de dinheiro.

Um meganegócio foi antecipado ontem pelo Broadcast do Estadão: a Petrobras analisa vender participações em áreas no pré-sal como solução de curto prazo para enfrentar dificuldades financeiras. Além dos investidores árabes - ou os laranjas usados por eles para não dar na pinta -, têm interesse nesta operação várias sócias da petroleira brasileira nas explorações: Barra Energia, BG, BP Energy, IBV Brasil Petróleo, Queiroz Galvão, Petrogal Brasil, Repsol Sinopec e Statoil Brasil.

Quem deveria ser indicado para presidir a Petrobras é ninguém menos que Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é o responsável maior pela nomeação dos diretores que causaram prejuízos bilionários à companhia. Além disso, em uma País de gestão centralizadora como a brasileira fica impossível acreditar que o Presidente da República, representante máximo da União (acionista majoritária da Petrobras), não saiba ou interfira em todas as grandes decisões estratégicas e financeiras da estatal de economia mista.

Até agora, Lula é espantosamente aliviado de tudo. Nem o delator premiado Paulo Roberto Costa cita o nome dele, explicitamente, nos processos da Lava Jato. Apenas o doleiro Alberto Youssef teria citado o mítico nome dele - mas nada que tenha capacidade de comprometer. Blindado como sempre, o petrolão não ainda não atinge Lula - como deseja a oposição. Por isso, nesta hora de aperto, o nome dele seria o mais indicado para comandar a Petrobras. Foi ele quem usou a lábia de sindicalista de resultados para vender aos investidores transnacionais que o Brasil se transformaria em uma "arábia" com o pré-sal.

Os vendedores só não deram sorte porque mais de 40 ladrões fizeram a festa na empresa, enquanto o nome de Ali Babá nem aparece indiciado nos autos dos processos. Agora, o comando do roubo no Petrolão se prepara para continuar ganhando ainda mais dinheiro no Brasil da impunidade, armando novos negócios com a Petrobras...

É duro suportar um desgoverno que confunde, cinicamente, probidade com pobridade... É muita Pobreza de Espírito Público...

Tirando da reta

A Petrobras informou que os ex-diretores de Abastecimento Paulo Roberto Costa e de Serviços Renato Duque foram responsabilizados por irregularidades identificadas pela estatal nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Os dois ex-executivos da Petrobras teriam pressionado técnicos da estatal e levado a empresa a comprar equipamentos pesados para o Comperj a partir de abril de 2010, antes da conclusão do desenho final do empreendimento, que está em construção em Itaboraí (RJ).

A bronca contra Costa e Duque foi comunicada à Comissão de Valores Mobiliários pelo super blindado diretor financeiro e de relações com o mercado, Almir Guilherme Barbassa.
Mídia regulando gastos

Grandes empresas de comunicação são obrigadas a promover redução de suas estruturas, quadros e investimentos diante da crise.

A demissão de mais de 100 empregados da Infoglobo - que merecia uma notinha no Jornal Nacional da Rede Globo pelo impacto - foi um sinal de que a coisa, que está mal, pode piorar.

A Editora Abril, sem patrocínio do governo, também enfrenta dificuldades, com a diminuição de operações e a transferência de 10 publicações para a Editora Caras.

Um fundo investidor do Banco do Brasil já é dono do imóvel da editora em São Paulo...

Globo x velhinhos

Em junho de 2013, a controladora dos jornais O Globo e Extra é alvo de uma ação civil pública que corre na 24ª Vara do Trabalho, por dispensa de empregados em virtude, unicamente, de sua idade.

A procuradora do Trabalho, Luciana Tostes, pediu que a Infoglobo seja condenada a pagar uma multa de R$ 5 milhões na ação 0010309-05.2013.5.01.0024.

O fato foi relembrado agora que a empresa demitiu 100 empregados - sendo 30 jornalistas, inclusive muitos de renome, como o octagenário Artur Xexéo.

Te cuida, Levy...


Pode tudo

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça considerou que empresas em recuperação judicial podem participar de licitações sem a apresentação da certidão negativa de recuperação judicial, exigida pela Lei de Licitações.

Na opinião das advogadas Greise Hellmann e Gabriele Chimelo, do escritório Scalzilli.fmv Advogados, que defendem a empresa e são autoras da ação, o precedente é de extrema importância, pois traduz o espírito da Lei de Recuperação Judicial, que é possibilitar a superação da situação de crise econômica, promovendo a preservação da empresa, inclusive para àquelas que têm o Poder Público como maior cliente e poderiam ser banidas do mercado por ausência da certidão negativa exigida pela Lei de Licitações.

A decisão inédita no país foi anunciada em dezembro pelo STJ.

Numerologia do Adeus


Frase do ànus

Baianos, sempre muito sacanas, espalham na internet aquela que seria a frase do ano - ou melhor, do ànus:

"A Dilma toma posse, o Lula toma cachaça, o Temer toma Viagra, os corruptos tomam o seu dinheiro e o povo brasileiro toma...".

E o duro é nem poder escolher o que, como, onde e como se toma...

Receita do pacote


Só tá faltando...

A Al-Qaeda assumir a culpa pelos cortes de cabeças na redação de O Globo...

Só não vai poder fazer isso porque os consultores que mandaram passar a régua na redação do jornal da família Marinho devem ser tão radicais quanto eles...

Um burocrata que tem a visão empresarial para demitir um jovem como o Artur Xexéo - certamente porque ele tem mais de 80 anos de idade e deve pesar muito na folha de pagamento da Infoglobo - está tanto ou mais para assassino da liberdade de expressão quanto os malucos que promoveram o genocídio na Charlie Hebdo...

Será que Dona Candoca concorda com a gente?

Leia, abaixo, o profético artigo do Xexéo: Despedidas

Recado do Panfletário Virtual


O Sacaneador Geral da República apóia e assina embaixo a sua mensagem...


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 10 de Janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário