quinta-feira, 11 de setembro de 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO


“Quem gosta de dinheiro deve evitar a política”
José Mujica, presidente do Uruguai, a políticos brasileiros em sua visita a Porto Alegre



PSDB QUER O EXPURGO DE POLÍTICOS DENUNCIADOS

Com o objetivo de promover estrago na base governista no Congresso, o PSDB tentará usar a lista de políticos citados na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa para impedir a reeleição deles em outubro. O PSDB tenta reeditar “expurgo” de 2006, quando Carlos Sampaio (SP), sub-relator da CPI dos Sanguessugas, pediu a cassação de 72 parlamentares. Destes, 67 não se reelegeram.

CORRIDA CONTRA O TEMPO

Segundo Carlos Sampaio, a briga é para ter acesso o quanto antes à lista negra dos parlamentares: “Isso precisa vir à luz antes da eleição”.

PARA CONSTAR

Tem 2,5 linhas o ofício do presidente da CPMI da Petrobras, Vital do Rêgo (PMDB-PB), pedindo acesso à delação do Paulo Roberto Costa.

VERGONHOSO

As perguntas do relator Marco Maia (PT-RS) ao esquisitão Nestor Cerveró, ontem, na CPMI, foram insultos à inteligência dos brasileiros.

DE PERTO

A mulher de Cerveró, Patrícia, acompanhou de perto as lorotas do marido na CPMI da Petrobras. Sentou-se na lateral da mesa diretora.

MINISTÉRIO DAS CIDADES TORNA CALOTE SUA MARCA

Entre os “quinta colunas”, o Ministério das Cidades é o campeão na arte de gerar insatisfação contra o governo. Além de protagonizar escândalos de corrupção, mantém atrasadas quase 60% das obras do PAC e aplica calotes milionários em fornecedores de bens e serviços, até em veículos que divulgaram campanhas, a maioria sobre educação do trânsito, num arremedo do sonhado controle “econômico” da mídia.

GENTE ATRASADA

Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, estão atrasadas 58% das 219 obras (149 de esgoto e 70 de água) do Ministério das Cidades.

INCOMPETÊNCIA

Expiraram contratos das três agências de publicidade e o Ministério das Cidades não teve interesse nem competência de abrir nova licitação.

EXPLICAÇÃO

Parcela do PP, que controla o Ministério das Cidades, seguiu o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e apoia a eleição do tucano Aécio Neves.

GREVES DE JUÍZES

Pela primeira vez na vida, juízes do Tribunal de Justiça do DF votaram indicativo

de greve, em assembleia considerada histórica. A gota d’água foi um veto de Dilma à lei que deixa a magistratura em situação de desigualdade salarial, em relação ao Ministério Público.

CERIMONIAL AMIGO

Na cerimônia de sua posse na presidência do Supremo Tribunal Federal, o microfone do ministro Ricardo Lewandowski ficou aberto. Mostrou que, além de afinado, ele conhece a letra do Hino Nacional.

JOAQUIM QUEM?

Joaquim Barbosa fez questão de faltar à posse do sucessor Ricardo Lewandowski. A indelicadeza teve troco: ele foi solenemente ignorado no discurso do empossado, e nas saudações do ministro Marco Aurélio e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

PIMENTA RIFADO

Aécio Neves (PSDB) exibiu em seu programa na televisão uma dezena de tucanos ilustres pedindo votos para ele. Menos Pimenta da Veiga, candidato do partido ao governo de Minas Gerais. Estranho...

ADRENALINA

Foi de tensão o clima ontem da reunião da CPMI da Petrobras para tratar da delação premiada Paulo Costa. O preocupado líder do PT, Humberto Costa (PE), defendeu adiar o depoimento do ex-diretor.

VEXAME HISTÓRICO

Convertido em marqueteiro pelo padrinho Rui Falcão, presidente do PT que caiu em desgraça, o lobista Valdemir Garreta entrega ao partido dois fracassos: um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. Os dois candidatos petistas não chegam a atingir dois dígitos, segundo o Ibope.

NO LIMITE

Um poço de mágoas com o PSOL, por quem foi rifado para dar lugar a Luciana Genro na disputa a presidente, o senador Randolfe Rodrigues (AP) está a um passo de declarar apoio à candidatura de Marina Silva.

TREZE ANOS

O mundo lembra nesta quinta o mais dramático episódio da História recente: o dia em que terroristas jogaram aviões sequestrados contra as Torres Gêmeas, em Nova York, e outros locais nos Estados Unidos.

PERGUNTA NO CAFEZINHO

Na CPMI da Petrobras, as lorotas do enroladíssimo Nestor Cerveró foram combinadas, como no depoimento anterior?


PODER SEM PUDOR

SONHO IMPOSSÍVEL

Adhemar de Barros estava em campanha para a Presidência da República, em 1960, pelo PSP, quando certa vez tocou num assunto delicado: defendeu a aproximação do Brasil com a União Soviética.

A declaração causou surpresa e o repórter logo provocou:

- O sr. é favorável à legalização do Partido Comunista Brasileiro?

- Claro! - respondeu - Desde que permitam instalar um diretório do PSP em Moscou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário