sábado, 30 de agosto de 2014

Israel pesquisa detector de túneis


Posted: 29 Aug 2014 07:16 PM PDT
Or Yehuda, Israel (JTA) - Algo que se parece com uma lata de refrigerante pode ser a resposta de alta tecnologia de Israel para a rede de túneis que o Hamas criou sob a fronteira entre Gaza.

Um sensor conhecido como geofone pode detectar movimento subterrâneo baseado no som gerado pelo movimento, segundo a empresa de defesa israelense que fabrica o dispositivo. A empresa, Elpam Electronics, disse que o geofone é capaz de encontrar a localização de uma pessoa rastejando, até 10 metros abaixo da terra.

Israel tem lutado com o perigo dos túneis de Gaza, há anos, mas a ameaça ganhou maior urgência nos últimos tempos. A invasão terrestre de Gaza, que começou há cinco semanas, teve o objetivo declarado de neutralizar os túneis, dos quais 32 foram posteriormente destruídos, segundo o Exército israelense.
Agora, a missão continua nos laboratórios de empresas de defesa israelenses de pesquisa. A Rafael Sistemas Avançados de Defesa e, de acordo com vários relatórios israelenses, a Elbit Systems, estão trabalhando em sistemas para detectar túneis. Nenhuma das empresas quis comentar sobre suas pesquisas.

Iky Koenig, diretor-presidente da Elpam, quer que Israel enterre centenas de sensores em uma constelação em torno da fronteira de Gaza. No próximo ano, a empresa espera ter desenvolvido um sistema de monitoramento que permitirá localizar a atividade de um túnel e diferenciá-la de outro ruído subterrâneo.

"Vamos dizer que há uma suspeita de atividade de inteligência militar ou o som das pás de escavação", disse Koenig. "Você coloca estas coisas no chão e se alguém ouve, vamos ouvir também como um trator."

Em 1988, a Elpam criou seus sensores para auxiliar nas operações de busca e salvamento. Os sensores foram projetados para detectar freqüências sonoras nas ruínas de edifícios destruídos. As equipes de resgate podiam ouvir as pessoas presas sob os escombros e o preso podia responder. Dezenas de kits, que podem caber dentro de um colete leve, foram vendidos para as Forças de Defesa de Israel.
Israel pesquisa detector de túneis
Elpam também desenvolveu e vendeu dois sistemas de detecção de túneis para o IDF, em 2005 e 2006, um foi destinado a detectar túneis ao longo do Corredor Philadelphi na fronteira entre Egito e Gaza, mas a empresa não pode dizer se o sistema já foi implantado.

O IDF disse que tinha considerado dois sistemas de detecção de túneis, em 2005 e 2006, que não foram eficazes. O IDF disse que está combinando agora esses sistemas e preparando-os para testes de campo.

É esperado que a implantação do sistema leve um ano e custe entre US$ 424,000,000 a US$565,000.000. O IDF não confirmou se esses sistemas foram desenvolvidos pela Elpam.

Yiftah Shapir, um especialista em tecnologia militar no Instituto da Universidade de Tel Aviv para Estudos de Segurança Nacional, disse que as linhas de sensores não podem detectar túneis que ligam ou cruzamentos entre vários túneis. Shapir também disse que os sensores não têm a capacidade de detectar aberturas dos túneis, que estava entre os objetivos fundamentais da invasão terrestre.

"Você acha que um túnel começa em um lugar e termina em outro", disse ele. "Há três ou quatro entradas. No meio há cruzamentos. Nunca é apenas em um só lugar. O IDF foi essencialmente olhar para onde as outras aberturas vão".

Atai Shelach, CEO da empresa de defesa Grupo de Soluções de Engenharia, disse que os sensores também terão problemas para localizar túneis que estão a apenas alguns metros de altura. Na melhor das hipóteses, disse ele, a tecnologia só irá complementar as operações de inteligência das forças armadas, e não substituí-las.

"Se o sensor vai ser eficaz em um ponto de grande profundidade, só resolve uma pequena parte do problema", disse Shelach, ex-comandante do IDF na Engenharia Corps. "Se ele só encontra um túnel, isso não significa que não há outros túneis. Até que haja uma solução ampla, não haverá uma escolha a não ser confiar na inteligência."

http://www.coisasjudaicas.com/2014/08/israel-pesquisa-detector-de-tuneis.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+coisasjudaicas+%28Coisas+Judaicas++%D7%99%D7%94%D7%95%D7%93%D7%99%D7%AA+%D7%93%D7%91%D7%A8%D7%99%D7%9D%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário