sábado, 30 de agosto de 2014

Cartas de Buenos Aires: Argentina: “o Haiti é aqui”, diz estudo

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2014/08/30/cartas-de-buenos-aires-argentina-haiti-aqui-diz-estudo-547567.asp

Gabriela Antunes
Está cada vez mais down no high society”, é como se traduz o estudo do Institute for Economics & Peace que, nesta sexta-feira, em seu Global Peace Index Rankings, colocou a Argentina em terceiro lugar na escala mundial de países possíveis de entrar em conflito, perdendo apenas para Zâmbia e Haiti.
“Os dez países mais prováveis de ter deterioração de suas condições de paz são Zâmbia, Haiti, Argentina, Chade, Bósnia e Herzegovina, Nepal, Burundi, Geórgia, Libéria e Qatar. Países que vão de baixa a altas rendas e um leque de todas as formas de Governo que excluem uma democracia completa”, afirma o documento.
Esses países podem se tornar palco de conflitos entre 2014 e 2016.
Ainda de acordo com o levantamento, essas nações têm um elemento em comum: nenhuma tem uma democracia forte e plena.
O ranking foi divulgado um dia após a greve geral que atingiu a Argentina nesta quinta-feira, paralisando os serviços aéreos, portuários, de trens, lixeiros, bancos, hospitais, alguns colégios e outros serviços. Os vôos do Brasil para Buenos Aires chegaram a ser cancelados.
O Governo minimizou o impacto da greve convocada por centrais sindicais opositoras a Cristina Kirchner afirmando que 75% dos trabalhadores não aderiram à paralisação. Do outro lado, as centrais sindicais divulgaram que a adesão foi de 80%. Impossível medir de forma independente quem foi o ganhador e perdedor nessa queda de braço.
No entanto, a greve parece corroborar com o estudo, ao expressar que a Argentina padece do aumento da violência, decadência social, econômica e, principalmente, democrática.
“Essa lista mostra que regimes híbridos são mais suscetíveis à deterioração da paz. A presença do Qatar e Argentina na lista indica que renda alta ou uma melhor governança não eliminam completamente o risco do país”, diz o estudo.
O estudo também apontou o aumento da violência como um dos fatores de deterioração.
“O Haiti é aqui”.
A Argentina é único país latino americano na lista dos países mais prováveis de entrar em conflito, junto com países historicamente marcados por guerras ou paupérrimos. É uma previsão aterradora que, apesar das dificuldades por aqui, ninguém vislumbra. Exagero?
O “Good Morning, Vietnam” do Global Índex seria muito questionado pelo Governo de Cristina Kirchner, que nega estar o país em crise, menos ainda no aspecto democrático. Cristina foi eleita, afinal de contas, com 54% dos votos.
Há anos os argentinos vivem sob ameaça de um Armagedom financeiro. Porém, até então, o país não havia sido mapeado como uma “zona de conflito”.

“Manifestação”, quadro do pintor argentino Antonio Berni 

Gabriela G. Antunes é jornalista e nômade. Cresceu no Brasil, mas morou nos Estados Unidos e Espanha antes de se apaixonar por Buenos Aires. Na cidade, trabalhou no jornal Buenos Aires Herald e hoje é uma das editoras da versão em português do jornal Clarín.Escreve aqui todos os sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário