sábado, 5 de julho de 2014

PSICANÁLISE DA VIDA COTIDIANA Animalidade na Copa do Mundo


CARLOS VIEIRA
“Todo-o-mundo é louco. O Senhor, eu, nós, as pessoas todas.” 
(Guimarães Rosa(2006, GV:v, pag. 16.)
Imagine uma pessoa que de repente começa a ter crises convulsivas, o mal epiléptico. Na antiguidade, e observamos ainda hoje, não poucas pessoas ainda acreditam no caráter contagioso da epilepsia e por extensão, na fantasia de que, distúrbio mental contamina como se fosse uma afecção contagiosa.

Agora imagine que uma pessoa, no caso, um jogador de futebol, o famoso Suarez, possa ter um distúrbio disritmico, um comportamento que se repete de um modo crítico, de crise, caracterizado por um impulso a morder seu semelhante. Sabemos pela mídia que foi a terceira ou quarta vez que o grande astro da Seleção de Futebol do Uruguai repete esse impulso oral agressivo, que na linguagem popular é conhecido como uma senhora dentada em outra pessoa. Consciente? Inconsciente? De propósito? perguntas que ficam a ser exploradas e examinadas por um competente exame psiquiátrico. Não é falta de bom senso conjecturar que Suarez tem um comportamento psicopatológico de fundo psicológico ou neurológico. É também de se perguntar qual a razão que uma pessoa de sucesso, de repente, tenha um ato insano que sabote sua própria pessoa, que coloque em risco sua profissão. Suarez é um vitorioso na arte do futebol, mas como qualquer ser humano pode estragar sua vida por não ter capacidade psíquica de lidar com o “bom”, com o “sucesso”, com suas vitórias na vida. 

Meu propósito hoje não é nem de longe analisar a personalidade de Suarez, o que seria uma insensatez e uma falta de ética da minha parte. A intenção em escrever essas linhas é fazer uma denúncia absurda, em pleno Sec.XXI: o mundo assistiu um ato de animalidade, um ato psicopatológico, carregado de um enorme preconceito contra os distúrbios mentais. A FIFA, ou melhor, seus juízes maiores, trataram Suarez como uma “besta humana”, como uma pessoa que deveria imediatamente ser excluída, internada, trancafiada num “Hospital Psiquiátrico”. Não falo um hospital de fato, mas simbolicamente uma exclusão da convivência entre os humanos como se fosse um “cão raivoso”, e não uma pessoa que apresenta um comportamento anormal que requer cuidados psiquiátrico e psicoterápico. Não, a FIFA teve uma atitude própria da Idade Média. SANTA INQUISIÇAO! Que Suarez mereça uma punição é óbvio, mas que uma Organização Internacional mostre ao mundo um ato animalesco, preconceituoso, arrogante em mostrar seu poder, isso é triste numa época que cada dia se respeita e se defende mais os direitos humanos.  Lembremos que a “santa” FIFA desde a Copa das Confederações e do modo como vem gestando a realização da Copa do Mundo tem mostrado uma arrogância animalesca. Lembram que o Presidente, que faço questão de esquecer o nome, em pleno Estádio Mané Garrincha, quando a Presidente da República foi vaiada por questões internas do nosso país, passou um verdadeiro pito na população brasileira. Esse mesmo senhor, segundo notícias veiculadas pela mídia, proibiu a Presidente Dilma de abrir oficialmente a Copa do Mundo, e ela aceitou.

Sabemos também que o lucro da FIFA nessa Copa do Mundo será o maior até hoje, inclusive com anuências de isenção de impostos retirados do nosso dinheiro. 

Qual a atitude mais canibal, a de Suarez ou da FIFA, que vocifera milhões de dólares? 

“Comigo as coisas não têm hoje e ant’ontem amanhã: é sempre. Tormentos. Sei que tenho culpas em aberto. Mas quando foi que minha culpa começou? O senhor por ora mal me entende, se é que no fim me entenderá. Mas a vida não é entendível.” Guimarães Rosa (2006, GS:v pag. 140.
Carlos de Almeida Vieira - psicanalista e psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário