quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Rio Grande do Sul ocupa o último lugar no ranking nacional de investimentos em educação

Blog do Políbio Braga

O site www.zerohora.com.br,em reportagem assinada por Carlos Etchjichjury e Marcelo Gonzatto,  informa que relatório do MEC aponta que a proporção das receitas do Estado destinadas à área está abaixo do determinado em lei. O RS está em último lugar no Brasil. É o Estado na pior situação. As revelações comprometem os discursos otimistas do governo estadual, que revela completo fracasso na área. Leia tudo:

O Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro que menos investe em educação no país em comparação ao que arrecada, conforme indica um levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os gaúchos aplicaram, na média de 2005 a 2010, o menor índice de receitas próprias no sistema de ensino. Enquanto o governo federal determina a aplicação de pelo menos 25% desses recursos para educar a população, descontados gastos com inativos, os rio-grandenses investiram um percentual médio de 18,79% no período.

. O relatório comparativo, elaborado pelo Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do FNDE, mostra que a proporção das receitas do Rio Grande do Sul destinadas à educação foi a menor do Brasil em 2007, 2008, 2009 e 2010 – ano em que apenas o Estado e o Rio Grande do Norte ficaram abaixo do patamar de 25%. Em 2005 e 2006, os gaúchos ficaram na penúltima posição, à frente apenas do Distrito Federal, que, posteriormente, quase dobrou o seu índice.
- Outra má notícia da área petista surgiu nesta quarta em Lajeado. A foto ao lado é de Rodrigo Martini. Leia:
A demolição de um dos prédios da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I, a maior de Lajeado, no Vale do Taquari, provocou uma série de improvisações, como a utilização de banheiros para a sala de recursos e de orientação. A medida foi aprovada pelos representantes dos pais dos 600 alunos, em fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário