A espantosa bagunça no trânsito nas grandes metrópoles dos países em desenvolvimento não deve, é claro, servir de consolo a motoristas de São Paulo, Rio de Janeiro e de cidades supercongestionadas do Brasil. Já mostrei algumas vezes o inferno que é o trânsito em cidades no exterior, como neste post sobre Jaipur, na Índia.
No entanto, ainda vale a máxima de que “dá para ser pior, muito pior” quando se trata do trânsito das maiores cidades do planeta.
Uma que faz grande sucesso na internet pelas peculiaridades de seu trânsito é a fervilhante Hanói, capital e segunda maior cidade do Vietnã – a primeira é a Cidade de Ho Chi Mihn, também conhecida por seu antigo nome, Saigon.
Como explicou detalhadamente a jornalista Adriana Setti em seu hilário post sobre como atravessar as ruas neste formigueiro humano de 6,5 milhões de pessoas, os motoristas lá “esquecem que existe o freio”. Trata-se de um salve-se-quem-puder desconcertante, com todos os tipos de veículos se movendo e buzinando ininterruptamente, em todas as direções possíveis.
O excelente vídeo abaixo, creditado ao usuário do Youtube morkpa, mostra um herói anônimo enfrentando – com desconcertante tranquilidade – esta “geleia geral” para chegar na calçada oposta. Inicialmente, a epopeia se apresenta do ponto de vista passivo; em seguida, o operador de câmera se submete à aventura. É imperdível:
Nenhum comentário:
Postar um comentário