sexta-feira, 25 de outubro de 2013

México quer taxar 'junk food' para combater obesidad

e
Posted: 25 Oct 2013 10:07 AM PDT

Com grandes anúncios em jornais, gigantes da indústria alimentícia do México e organizações que pregam a boa saúde disputam o apoio dos parlamentares do país, que debatem a aplicação de novos impostos sobre a chamada "junk food", já aprovada pela Câmara dos Deputados. A intenção do governo é combater a obesidade entre a população, enquanto eleva sua receita, cobrando mais impostos dos que ganham mais.

O Senado mexicano debate atualmente a nova legislação, que cobrará 5% de imposto sobre os alimentos com 275 quilocalorias ou mais a cada 100 gramas. Estão na mira da lei cereais matutinos, balas, sorvetes, gelatinas e certos tipos de pudins, entre outros doces, além de qualquer tipo de comida que exceda o limite calórico determinado pela lei. As bebidas de alta caloria, como refrigerantes e sucos açucarados, terão 1 peso (US$ 0,08) por litro acrescentado aos seus preços.

Estatísticas indicam que 71% dos mexicanos adultos e uma em cada três crianças do país estejam acima do peso ou obesas. O México é o país que mais consome refrigerantes no mundo.

(Fonte: AFP e REUTERS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário