25/07/2013clubedasvendas
Por Wilques Erlacher – www.vendamelhor.org
Vivemos momentos de muitas mudanças. Muitos vendedores perguntam-me qual a minha opinião sobre a crescente e inumana “venda online” e o que penso sobre o impacto que isso tem na profissão de vendedor. Existe um “medo” escondido que as vendas pelo canal online substituam as vendas tradicionais como conhecemos, o processo de venda olho-no-olho.
Sinceramente eu não penso assim. Em alguns negócios acredito que a venda pelo canal digital será a evolução natural. Exemplo disso são os negócios que vendem livros, revistas, vestuário, calçados, bebidas, equipamentos tecnológicos como telefones, tablets e computadores. Todas estas áreas de negócio, já são, em muitos casos, vendas puramente online e sem suporte humano para auxiliar a compra.
Agora onde acredito que vai continuar a ser imprescindível a presença humana para fechar negócios? No mercado empresarial. Não é, e no meu entender nunca será possível o mercado B2B estar a ser suportado somente pelo canal online. Em muitos negócios é o fator humano que faz toda a diferença na hora da decisão de compra.
Para que o fator humano continue a ser decisivo na hora de fechar negócios, é preciso que o vendedor tenha conhecimento de quais são os comportamentos essenciais para a nossa profissão.
Sociável
Todo vendedor de sucesso sabe o quão é importante conhecer e ser conhecido. Por norma esta pessoa adora conhecer e estar a falar com pessoas. São pessoas que são muito confiantes e como se comportarem num ambiente social.
Ambicioso
Um vendedor de sucesso sabe que além dos objetivos exigidos pela empresa, cria os seus próprios objetivos, sempre ambiciosos e desafiantes. No seu percurso mantém um foco e dedicação constante para atingir e superar os objetivos traçados.
Confiança
Ser vendedor não é uma profissão para pessoas frágeis. Estamos constantemente a ser rejeitados pelos potenciais clientes. a palavra “NÃO” faz parte dos nossos pesadelos. Ser um vendedor de sucesso significa ter a capacidade de entender o desafio que o não significa “Não, agora não!” e saber superá-lo com serenidade e tenacidade.
Paixão
Todo vendedor de sucesso tem uma profunda dedicação e crença que o seu produto e/ou serviço é o melhor do mundo e que pode realmente ajudar a resolver os problemas dos clientes.
Independência
Regra geral a profissão de vendedor é muito remunerada com base numa percentagem da venda que é paga como comissão. Isso faz com que o vendedor de sucesso saiba que todas as suas decisões têm um impacto direto na sua remuneração. Ele sabe que tem que escolher os melhores caminhos para completar a venda e alcançar o sucesso.
Trabalha duro
O vendedor de sucesso é uma pessoa rígida, ético, extremamente trabalhador e não deixa por mãos alheias as tarefas necessárias para conseguir fechar um bom negócio. Trabalham muito mais horas do que o expectável para atingir e até superar os seus objetivos.
Disciplinado
A palavra procrastinar não faz parte do dicionário de um vendedor de sucesso. Ele não deixa para amanhã o que pode ser feito agora. Sabe organizar o seu dia, tem uma lista de tarefas a serem executadas e só termina o dia depois de cumprir todas as suas tarefas e de planear o dia seguinte.
Positivismo
Um vendedor de sucesso nunca vê o copo meio vazio. Está sempre meio-cheio. A sua atitude demonstra que olha a vida sempre pelo lado bom. Mesmo quando perde um negócio consegue encontrar neste evento alguma lição que possa contribuir para não perder o próximo. Não se deixa abater facilmente.
Persuasivo
O vendedor de sucesso nunca é visto pelos seus clientes como um vendedor. Os clientes sabem que ele “calça os seus sapatos” e “sente as suas dores”. Vêm o vendedor como um resolvedor de problemas. Alguns assumem o vendedor como um consultor de confiança que sabe indicar o que há de melhor no mercado para ajudar os clientes a resolverem os problemas que enfrentam.
Adaptado
Um vendedor de sucesso adapta-se ao seu cliente e ao seu mercado. Nunca verá um vendedor de gelados (sorvetes) na praia vestido de calça, sapato e camisa de colarinho com botões de punho. O vendedor de sucesso sabe que se for vender produtos de veterinária no campo, terá que vestir-se e falar na mesma linguagem do agricultor. No momento seguinte irá visitar um cliente na cidade e sabe que tem que mudar a vestimenta e o discurso para se adaptar a nova circunstancia.
Agora que conhece estas características, responda-me as seguintes perguntas:
Qual a sua característica mais marcante?
Qual o comportamento de um vendedor de sucesso que faz falta a esta lista?
Pense nisso e boas vendas.
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