sexta-feira, 14 de junho de 2013

Custo Brasil encarece em até 30% produtos no país


Segundo pesquisa da Firjan, custo unitário do trabalho no país é um dos maiores do mundo


China Daily/Reuters
Trabalhador usando óculos de proteção solda produtos de aço em fábrica de manufatura de equipamentos pesados, na China
Trabalhador de indústria na China: Custo Brasil aumenta em 30% os preços sobre os chineses
São Paulo – O custo unitário do trabalho no Brasil é um dos mais altos do mundo, o que faz com que os produtos da indústria de transformação brasileira tenham um valor muito acima dos fabricados em outros países, inclusive parceiros comerciais.

Os números fazem parte de uma análise da Gerência de Estudos Econômicos da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que copilou dados do Bureau of Labor Statistics (Estados Unidos), da CNI (Confederação Nacional da Indústria), da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Banco Central.
Segundo os dados copilados, o custo unitário no Brasil está crescendo rapidamente. De 2008 para 2012, já houve um acréscimo de 40%. Em um período maior, de dez anos, a alta nos custos foi de 158%.
Em uma comparação internacional, os dados também mostram que o custo no Brasil é o maior entre sete economias pesquisadas, seguido pela Itália, Espanha, Alemanha, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.
Com isso, os preços dos produtos da indústria de transformação no Brasil aumentam e ficam até 30% mais caros do que os fabricados em outros países, conforme mostra a tabela:
IndústriaAcréscimo no preço do produto nacional
Chinesa30,90%
Países emergentes28,30%
Países desenvolvidos22,60%
Parceiros comerciais25,40%
Confira a apresentação elaborada pela Firjan:

Nenhum comentário:

Postar um comentário