sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cartas de Seattle: Almoço = sanduíche sem guardanapo


Melissa de Andrade
Só come mal nos Estados Unidos quem quer. Tem comida de tudo o que é tipo e, se escolher hambúrguer em que vez de uma refeição decente, o problema é seu. Cada um sabe de si.
Mas na hora do almoço... Pode ser um desafio encontrar o que signifique almoço de verdade para um brasileiro. Tem vários restaurantes que só preparam sopa e sanduíche no meio do dia e chamam isso de cardápio de almoço. Como assim?
E esses lugares estão lotados, ninguém estranha, todo mundo adora. E mesmo que se vá a um lugar que tenha mais opções, muito americano vai preferir o sanduíche. Alguém por favor ensina a esses gringos que sanduíche não é almoço? Sanduíche é lanche.
Para quem não vive sem arroz, os asiáticos são a redenção. Comida chinesa, tailandesa e indiana sempre vai ter arroz. Os americanos ainda não entenderam por que eu preciso de arroz. Eu ainda não entendi como se pode comer pão no meio do dia, todos os dias.
Tem a ver com o fato de o horário de almoço não ser uma instituição como no Brasil. Primeiro, tem gente que sai pro almoço às 11h da manhã. No meu espírito brasuca, não concebo almoço antes do meio-dia. Segundo, o “lunch” deles é jogo rápido, pega alguma coisa e volta para o trabalho. Pensando assim, uma opção mais levinha como um sanduíche combina melhor com o hábito local.

Foto: TheBittenWord.com @CC

O conflito entre culturas não termina na escolha do menu. Ao lidar com a refeição, outra diferença. Eles pegam o sanduíche direto com a mão! Sem guardanapo! Isso vindo direto do trabalho, vindo do ônibus, vindo de onde for, e sem ter parado pra lavar as mãos. Eca!
Gringo não entende que guardanapo tem não só a função higiênica de separar os seus germes do seu alimento, como também a função prática de reter o recheio do sanduíche, que insiste em escapar entre os pães. Benefício duplo! Quando eu uso guardanapo para pegar o sanduíche, recebo olhares de todos os lados. Já até escutei um sussurro: “Que estranho!”.
Não é exatamente uma censura. É mais um espanto. Por algum motivo que alguém precisa estudar, americano consegue comer comida com a mão – hambúrguer, pizza, cachorro quente – e usar só UM guardanapo. Eu uso um ou dois pra pegar a comida, um pra limpar a boca e talvez mais um se a comida tiver muito molho.
Às pessoas que ousam perguntar por que alguém “suja” o guardanapo no sanduíche, em vez usar o guardanapo para limpar a mão e a boca quando sujarem, respondo com diplomacia: “Brasileiro pega sanduíche com guardanapo mesmo”.
Fim de papo. Depois dos treinamentos de tolerância a que todo mundo assiste quando começa a trabalhar aqui, basta alegar que algo faz parte da sua cultura que os outros têm que aceitar. Mesmo que seja o hábito de comer sanduíche na hora errada.

Melissa de Andrade é jornalista com mestrado em Negócios Digitais no Reino Unido. Ama teatro, gérberas cor de laranja e seus três gatinhos. Atua como estrategista de Conteúdo e de Mídias Sociais em Seattle, de onde mantém o blog Preview

Nenhum comentário:

Postar um comentário