quinta-feira, 27 de junho de 2013

17 dicas para fazer ligações ativas que dão resultados.




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Vence quem faz ligações ativas para clientes. A grande maioria dos vendedores que tem por ai estão cada vez mais com mais “medinho” de ligar para os clientes. 
Aproveite que os seus concorrentes estão com “mimimi” e voltados para estratégias furadas de vender por email, msn e skype, e passe a mão no telefone e LIGUE para os seus clientes atuais e potenciais. 
SEM MEDO!
SEM RECEIO!
SEM MIMIMI!
Pega o telefone e LIGA!
Confere algumas dicas para você arrebentar nas ligacões; e eu NÃO QUERO OUVIR desculpas que não dá para fazer:
1. Liga cedo. Se o seu público-alvo são gerentes, diretores ou acima, ligue cedo. Tipo sete ou oito horas da manhã. Os melhores do mundo acordam cedo. Você vai conseguir falar com um número maior de decisões na parte da manhã do que em qualquer outro horário do dia.
2. Ligue tarde. O mesmo acontece com o final da tarde. Faça as suas ligacões entre as cinco e sete da noite. Sério! Nesse horário as secretárias e assistentes já picaram a mula, e os decisores estarão curiosos para saber quem é o maluco que está ligando nesse horário. Experimenta ai! E pare de mimimi.
3. Faça uma lista MATADORA de clientes potenciais. Prepare uma lista de clientes potenciais que você tem que ligar. Deixe a lista sempre a mão no seu computador ou pendurado ao seu lado. Sempre que der um tempinho, ligue para um dos caras. Ao invés de ir tomar um cafezinho, ou fumar um cigarrinho, pega o telefone e LIGA! Ter uma lista ao seu lado vai aumentar a sua eficiência em 500%.
4. O cliente não está? Liga para o próximo. Essa dica parece besta, mas eu preciso incluí-la na minha lista porque a grande maioria dos vendedores são pangarés demais, e na primeira tentativa de contato frustrada já estão desistindo de ligar. Ligou, o cara não está, dane-se, desligue o telefone e ligue para o próximo da lista; aconteceu de novo? Dane-se, ligue para o próximo, e assim vai até conseguir falar com alguém.
5. Não fica viajando na preparação. Googla o nome do cara e da empresa para quem você vai ligar, checa se tem alguma novidade recente sobre eles, e pronto; a partir dai prepara a frase matadora que você vai usar, tipo “Bom dia João, aqui é o Ricardo da BIZREVOLUTION. Eu estou te ligando porque eu tenho uma proposta para te fazer sobre a renovação do seu web site.” O tom da sua voz no telefone tem 50% de influência no fato do cara continuar a te ouvir ou não.
6. Ligue primeiro para quem não decide nada. Tá inseguro sobre o que falar para o cara que decide? Então liga primeiro para quem não decide nada e peça por mais informações que possam te ajudar a matar a pau na ligação com quem decide. Diga ao cidadão o que você quer fazer pela empresa e peça por nomes, fones, endereços de e-mails e dicas sobre a melhor hora para ligar. De novo, se o tom da sua voz for FORTE e DECISIVO, a pessoa vai te ajudar. Se você soar como um vendedor de enciclopédia que está precisando de ajuda para bater a meta, ninguém vai te ajudar.
7. Escreve TUDO que você vai falar. Coloca no papel tudo que você vai falar. Imagine o tipo de reação que as pessoas terão ao ouvir o seu discurso, e já prepare as suas respostas. Liste as perguntas que você quer fazer, crie um gráfico de objeções, e esteja preparado para fechar.
8. Follow-up na galera! Além de ligar para novos clientes para abrir novos negócios, você provavelmente tem que fazer follow-up nos negócios que você já abriu. Use as regras acima para ser bem sucedido nos follow-ups que você tem que fazer!
9. Você vende enquanto está falando. Você acredita que você vende enquanto está falando???? Acredita mesmo??? Então prepare o seu discurso PALAVRA por PALAVRA. Diga o seu nome, empresa, a razão CLARA porque você está ligando logo no começo, e acima de tudo, deixe claro o BENEFÍCIO que o cliente terá com a sua oferta.
10. Nunca pergunte “se essa é uma boa hora para ligar?”. Nunca nunca nunca faça essa pergunta idiota para um cliente. Se ele atendeu o celular é porque ele pode falar. Então, seja objetivo e fale exatamente o que você tem a dizer. Se o cliente estiver em reunião e a sua proposta for bacana, o cara sai da sala para falar com você.
11. Não deixe mensagens na caixa postal quando estiver prospectando. Não adianta nada deixar a mensagem. O cara não vai retornar. Continue ligando em diferentes horários até conseguir falar com o cliente.
12. Preste MUITA ATENÇÃO ao tom da sua voz. De novo, 80% da sua mensagem é baseada na qualidade emocional da sua mensagem. As pessoas compram na emoção. Todo mundo compra na emoção. A sua voz + mensagem tem que emocionar. Você precisa ter CONVICÇÃO na voz. FIRMEZA, SEGURANÇA!
13. Não vomite em cima das secretárias. As secretárias e assistentes não são decisores de nada; e essa turma usa o seu discurso para te jogar na lata do lixo. Minha sugestão de discurso, “Joana, tudo bem? Como vai você? Aqui é o Ricardo da BIZREVOLUTION. O Pedro está? Eu preciso falar com ele sobre o projeto da renovação do web site da empresa.” e só. 
14. Pratique, pratique, pratique. Você tem que ligar TODOS OS DIAS para novos clientes. TODO vendedor DECENTE faz algum tipo de prospecção TODOS OS DIAS. Absolutamente TODOS OS DIAS. Portanto, ensaie o seu discurso todos os dias. A prática diária vai transformar o seu discurso decorado em um discurso internalizado que irá transmitir firmeza, segurança e credibilidade para quem está te ouvindo.
15. Consiga o comprometimento do próximo passo. Todas as ligações tem que terminar com o comprometimento do cliente com o próximo passo que vocês vão seguir. “Me liga na semana que vem” não é aceitável. Ao final da ligação você precisa chegar em um comum acordo com o cliente sobre a data, horário e pauta da próxima conversa.
16. Seja persistente. Não desista facilmente. 95% dos vendedores que tem por ai desistem muito fácil de um cliente. Diferencie-se da galera sendo persistente. Seja educado, mas seja persistente.
17. Torne-se uma fonte de informações para o seu cliente. Envie artigos, links, relatórios especiais, convites para eventos, qualquer coisa que ajude o cliente a trabalhar, comprar e valorizar o que você vende.
Gostou?
Você tem algum problema em fazer ligações ativas?
O seu FUTURO como vendedor depende da sua CORAGEM em fazer ligações ativas para os seus futuros clientes. 
ARREBENTA!

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