sexta-feira, 10 de maio de 2013

Cartas de Seattle: Fez sol? É feriado!, por Melissa de Andrade



Para uma escola cancelar um dia de aula é preciso um motivo extraordinário. Uma grande catástrofe natural, uma epidemia de uma doença, uma chacina (infelizmente isso sempre é uma possibilidade nos Estados Unidos). Pois uma escola aqui do estado cancelou um dia de aula porque... estava fazendo sol! Sol e calor.
Calor para os padrões de Seattle, bem entendido. O inverno nem foi rigoroso este ano. Não nevou e não teve muitos dias chuvosos. Mas depois de cinco meses de dias frios e cinzentos, qualquer coisa superior a 15 graus é motivo para colocar chinelo e bermuda e andar por aí com o maior sorriso que você já viu na vida.
Ah, as pequenas alegrias dos que são destinados à privação de sol... No dia em que eu estava para reclamar do calor, levantei as mãos para os céus e enviei meu clamor em forma de mantra: “Não estou reclamando. Não estou reclamando”. Quem mora em Seattle se pela de medo de espantar o sol.
Pois no tal dia sem escola chegou a fazer 20 graus. Vinte! Na primavera! Devia ter sido feriado no estado todo! Imagina a alegria dessas crianças que têm um verão curtinho que só aqui nesta ponta do país.
O climão de acontecimento do ano fica bem claro no comunicado da própria escola, que começa em letras garrafais: “Aulas canceladas devido ao ótimo tempo! Obaaaa!”.
O diretor da Bellingham Christian School explicou que a folga foi pra compensar o fato de este ano não ter havido um “dia de neve”, que por aqui é senha para suspende-escola-e-trabalho-porque-não-sabemos-lidar-direito-com-neve-então-é-melhor-todo-mundo-ficar-em-casa.

Foto: Camila Picolli

O clima bom segue por quase duas semanas, o que por aqui é motivo de comemoração. Chegou a fazer 30 graus (!), o que às vezes não acontece nem no verão. Teve dia que Seattle empatou com Phoenix, no Arizona, como a cidade mais quente do país.
Para Seattle, extraordinário é pouco para descrever os últimos dias.

Melissa de Andrade é jornalista com mestrado em Negócios Digitais no Reino Unido. Ama teatro, gérberas cor de laranja e seus três gatinhos. Atua como estrategista de Conteúdo e de Mídias Sociais em Seattle, de onde mantém o blog Preview e, às sextas, escreve para o Blog do Noblat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário