sexta-feira, 12 de abril de 2013

5 frases mais destrutivas dos negócios


Para ser um líder de mercado, você precisa evitar essas 5 frases que são destrutivas como uma peste

Quantas vezes você já não esteve em uma reunião de negócios que era produtiva, mas que tudo acabou indo por terra por causa de algo que alguém disse?
Isso acontece o tempo todo. Um comentário negativo ou uma preocupação pessimista pode não apenas derrubar o moral pode atrapalhar toda a estratégia.
Dito isso, não há limites para o que um time pode realizar se você eliminar essas 5 frases destrutivas.

#1. Eu não posso fazer isso

Poucas palavras irritam as pessoas mais do que o não. No entanto, não poder fazer algo é um assassino para os negócios.
Essa é uma das maneiras mais fáceis de esquivar da responsabilidade. É apenas mais uma maneira de dizer que não vai fazer o que é preciso para ter o trabalho feito.
Lembre-se da famosa frase que diz que, quer você pense que pode ou que não pode… você está certo.

#2. Essa não é a maneira correta de fazer isso

Como todos os paradigmas estabelecidos ao longo da história, em algum ponto as coisas mudam, por mais incontestáveis que sejam.
A conformidade do status quo do seu negócio atual pode mantê-lo na tendência atual, mas para estar em destaque, você deve fazer e pensar diferente de qualquer pessoa ou empresa.
Grandes ideias e conceitos vêm de disruptores que quebram as barreiras e nada é tãocommodity quanto fazer as coisas do jeito convencional.

#3. Isso é impossível

A única coisa que é impossível para um homem é ter um bebê, diz um ditado. Todo o resto está no reino das possibilidades.
Você pode dizer que é impossível fazer um céu verde, ou vermelho. Mas se quisermos, podemos desenhar, com giz, o céu da cor que quisermos.
É óbvio. Isso é um exagero. Mas estamos limitados apenas pelas limitações que colocamos em nosso próprio reino da possibilidade.
E, dependendo do raciocínio, até o ditado estava errado, já que, antes de ser governador, Arnold Schwarzenegger teve um filho. No cinema, mas teve.
Dependendo do contexto, até um homem pode engravidar.
Dependendo do contexto, até um homem pode engravidar.

#4. Se nós tivéssemos dinheiro

Muitos empreendedores, gestores muitas vezes sonham com as infinitas possibilidades de negócios que teriam se tivessem a flexibilidade de um caixa maior, como uma grande empresa tem à disposição.
Infelizmente, você não tem a reserva de caixa da Apple, de 150 milhões de dólares. Então aceite isso e se acostume com esse fato.
Lembre-se, entretanto, que a própria Apple começou na garagem da casa de Steve Jobs, com muito pouco – ou quase nenhum – dinheiro.

#5. Temos um problema

Somos 7 bilhões de pessoas no mundo. Destes 6.999 milhões são muito bons em identificar os problemas.
O resto são os líderes empresariais de sucesso que são muito bons em identificar soluções. A única vez que a palavra problema for o tema de uma reunião, assegure-se que ela venha acompanhada da palavra solução.
Não deixe que o problema pare a sua empresa, já que elas fazem parte do dia-a-dia de qualquer organização.
99% das pessoas são boas em detectar problemas. Seja parte do 1% que resolve os problemas.
99% das pessoas são boas em detectar problemas. Seja parte do 1% que resolve os problemas.

Aja positivamente

Todos falam diariamente sobre pensar positivamente. Mas, se você for um líder de verdade vai saber que não basta apenas pensar positivamente, mas sim agir positivamente.
E, para incentivar ações positivas e fazer o mesmo, crie um mantra para a sua empresa na próxima reunião. Não precisa ser um posicionamento de marca.
Estamos falando apenas de um mantra para assegurar que todos (líderes e liderados) estejam agindo positivamente para o sucesso dos negócios.
Além disso, não admita que qualquer pessoa use as frases acima e crie uma prenda, fazendo com que cada pessoa tenha que doar 1 real a cada vez que usar qualquer dessas 5 frases.
Pense positivo, aja positivamente e traga os resultados.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Most Destructive Phrases in Business”, da Inc.

Autor

Enrico Cardoso – escreveu  posts no Jornal do Empreendedor.
Enrico Cardoso trabalha com storytelling para construção de marcas. Acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário