quarta-feira, 13 de março de 2013

A VANGUARDA DA RETAGUARDA



Giulio Sanmartini
A grande característica do governo petista é o de demagogicamente prometer o que não pode ser cumprido, depois mentir sobre o realizado e no fim desmentir também mentindo.
A maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento PAC deveria ser, sem dúvidas, a polêmica  Transposição do Rio São Francisco.
Dima e os protestos
Dima e os protestos
O último pronunciamento como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aconteceu em 14/10/2010 em São José de Piranhas (PB) e ele não teve pejo em colocar-se numa posição superior ao imperador Pedro II, ainda afirmou: “Vocês estão percebendo que a obra vai ser inaugurada definitivamente em 2012” e para dar força à sua promessa, repetiu o dito. (vide vídeo Lula visita obras do Sao Francisco em São José de Piranhas). Claro que a promessa não foi cumprida e se tudo correr bem a inauguração será em 2025.
Dilma Rousseff, em plena campanha eleitoral, deixou para lá a famosa transposição com receio de ser cobrada, e para enganar o povo que padece de uma das piores secas dos últimos 50 anos, foi até Água Branca (AL) inaugurar  um trecho do Canal do Sertão. Mas não deu muito certo.
Começou chegando mal acompanhada, com dois senadores ladrões; Fernando Collor de Mello e Renan Calheiros.
Depois a tal inauguração não inaugurou xongas, porque ficaram prontos somente 25% da obra que vem se arrastando desde o governo de Collor (1987/89).
Fato é que ela, por esses motivos, não foi bem recebida. Na entrada de Água Branca, houve uma manifestação. Agricultores espalharam carcaças de bois na rodovia para protestar contra os prejuízos provocados pela seca. Mais cedo, manifestantes fecharam trechos da BR 316, para impedir a passagem das autoridades, e reivindicar o asfaltamento de 15 quilômetros da rodovia.
O trecho, entre Canapi e povoado de Carié, já consta para o governo federal como asfaltado, mas está no barro há mais de meio século.
Ela não se deu por achada e remendou tudo, prometendo sobre promessas incumpridas.
Prometeu asfaltar o trecho da BR-316, enumerou as iniciativas do governo de combate aos efeitos da seca e assinou a liberação de mais 5 milhões para a obra do Canal do Sertão.
Dilma nessa campanha ilegal, vem se apresentando como a vanguarda da retaguarda.
(*) Texto de apoio: Letícia Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário