quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

SUICÍDIO



Magu
Guzzo (Zé Roberto, o da revista Veja) perpetrou mais um belo artigo, quase um ensaio, falando da violência contra os policiais. Faz uma análise mais minuciosa, dizendo que dentro e fora dos governos continua a ser aceita, como verdade científica, a ficção de que a culpa pelo crime é da miséria, e não dos criminosos.Fenapef Essa fórmula está furada, tal como a hipótese de Cesare Lombroso (1835/1909) de classificar os criminosos pela aparência, a partir de estudos de Franz Joseph Gall (1758/1828), fundador e pai da Frenologia, que estudava eventuais relações do formato do crânio com o caráter. Aristóteles, filósofo grego, havia imaginado que os sentidos ou a personalidade estivessem dentro da cabeça.
O interessante é que um dos maiores cérebros brasileiro da atualidade, o cientista e doutor Miguel Nicolelis diz que “a frenologia pode ser a salvação”.
Não sei em que contexto o dr. disse isso. Ele não é um zé mané. Isso serviu para José Serra, na campanha de presidente, ter dito que tinha um programa para atuar nos jovens que estão dentro das escolas que ainda não entraram para o mundo do crime, mas que podem ter propensão para isso, sugerindo um acompanhamento para ajuda a esses jovens. Não é do cacete? Um ente governamental brasileiro fazendo isso. É crível?
O artigo de Guzzo me chamou muito a atenção quando diz : ” Essa degeneração é o resultado direto da política de covardia a que os governos estaduais brasileiros…  …é coisa que vem de longe. Desde que Franco Montoro foi eleito governador, em 1982, criou-se em SP a idéia de que reprimir delitos é postura antidemocrática…”
Leia na íntegra: FENAPEF – ”Namorando com o suicídio”
NB: O destaque é meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário