26/02/2013
Anhangüera
Conhecem esta palavra? Diz o pai dos burros que é um substantivo masculino que significa decência; respeito próprio; dignidade. Budagueobariuderoda! Queria falar sobre a absurda aposentadoria do nosso ex-presidente, aposentadoria essa não por tempo de serviço e nem por invalidez, que já as possui e sim por ser “anistiado” por haver sido preso durante alguns dias durante o governo militar, por participar de um grupo de simpatizantes de Fidel Castro que queriam liderar uma revolução e impor ao Brasil um governo semelhante ao de Cuba, com o pretexto de que esse tipo de governo traduz a mais pura democracia. Vimos isso nas mais recentes manifestações contra a blogueira cubana Yoani Sanchez.
O ‘beneficio” do molusco era bem superior ao que o INSS paga aos brasileiros, que pagaram a previdência durante 35 anos sobre 10 salários de referência, que é o máximo possível. Antes era sobre 20, e quem pagou naquela época, dançou. Para aumentar a nossa indignação, constava também que os tais “anistiados” não pagavam imposto de renda sobre suas aposentadorias. Descobri isso porque as informações são públicas, sabendo o número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF e, na época, confirmei esses dados e guardei o espelho. Não há como dizerem que é “fake”, a não ser que destruam o antigo substituindo por um novo, esse sim seria “fake”. Vejam no saiba mais o espelho. Hoje já não é mais possível, porque desde que alguém divulgou na internet as informações do sapo, o Ministério da Previdência correndinho instaurou um sistema de senha para manter o sigílo. Se pensarem que o salário máximo de contribuição, nessa época, era R$ 3.038,99, esse deveria ser o valor máximo que o trabalhador poderia receber de aposentadoria. Sobre esse valor incidia desconto de IR de R$ 286,88. Mas o ex ratificou a isenção de IR sobre os benefícios dos tais anistiados, pelo decreto 4897, no DOU de 26/11/2003. Se legislar em causa própria não for falta de decoro, tenho de reconhecer que minha inteligência é muito curta para saber o que realmente seria essa tal “falta de decoro”.
E encerrar este texto dizendo que, se o aposentado por anistia não paga IR e o trabalhador que batalhou toda sua vida e contribuiu com a Previdência paga, isso não pode ser chamado de imposto. Sem contar que o magu já contou aqui que, além do IR nos seus vencimentos de aposentado, lhe é descontado mais 11% a título de Contribuição para Aposentadoria. Antes é uma penalidade por ter sido honesto! E pareceria uma piada se não fosse trágico. O artigo 5º da CF é uma utopia. Bem, para um ex que a mandou se foder, não surpreende nada.
Brasil, um país que vai para a frente (do precipício)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário