sexta-feira, 28 de setembro de 2012

HOMENS CASTRADOS VIVEM MAIS



Hélio Garcia
Meu correspondente Madruga, do Grupo dos Delinqüentes Geriátricos do Facebook, grupo fechado cujo presidente oculto é nosso coeditor Magu, envia-me uma notícia do cacete. Ora pois, não é bem do cacete mas, bem perto. Pesquisadores sul-coreanos analisaram mais de 81 homens que tiveram seus testículos removidos e concluíram: eles viveram de 14 a 19 anos a mais que os homens não castrados.
Há um gráfico (não achei) que mostra a expectiva de vida dos eunucos e a dos restantes dos homens. Os hormônios sexuais masculinos podem justificar o fato dos homens viverem menos do que as mulheres, aponta um estudo publicado nesta segunda-feira (24) no periódico Current Biology. A pesquisa, realizada pela Universidade Inha, na Coréia do Sul, mostra que os eunucos – homens cujos testículos foram removidos – da corte imperial coreana, viviam muito mais que os outros indivíduos de sua época. Os cientistas coreanos Kyung-Jin Min e Cheol-Koo Lee chegaram a esta conclusão após analisarem os arquivos genealógicos da corte imperial da dinastia Chosun (1392-1910) e comprovar que os eunucos viviam entre 14 e 19 anos a mais do que os homens que não haviam sido castrados. “O descobrimento apresenta uma importante pista para entendermos essa diferença na expectativa de vida de uma mulher e de um homem”, afirmou Kyung-Jin.
Os 81 eunucos estudados foram submetidos voluntariamente à castração, para terem acesso ao palácio, onde eles possuíam permissão para formar uma família com meninos castrados e meninas. Além de os eunucos viverem mais, três entre os estudados chegaram a superar os 100 anos. Ou seja, segundo Cheol-Koo, a incidência de centenários entre os eunucos coreanos era 130 vezes maior do que a média atual nos países desenvolvidos. E este fato não pode ser justificado simplesmente pela qualidade de vida que os mesmos levavam no palácio, já que a maioria dos eunucos passava tanto tempo fora como dentro do recinto. Os reis e rapazes da família real, por exemplo, tinham vidas mais curtas e normalmente não passavam dos quarenta anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres atualmente vivem de seis a oito anos a mais que os homens nos países industrializados.
O assunto é tão interessante que não pude deixar de unir o que vem abaixo, que concilia com a ilustração.
Manoel chega em casa cabisbundo e meditabaixo e a Maria vai logo perguntando:
— Ó, Manoel, por que estás tão triste? O que foi que te aconteceu?
— Ora pois, Maria! Isto está a pareceire aquela música de carnaval da jardineira!
— É mesmo, Manoel… Mas me conte! O que está se passando, meu gajo?
— Ah, Maria… Uma tragédia… Estive no médico hoje à tarde e ele disse que eu vou ter que ser castrado!
— Castrado? Minha Santa periquita! Mas, ora pois, o que é que você tem, homem de Deus?
— Peguei um tal de Colesterol… E ele me disse com todas as letras que a única solução para mim é cortar os ovos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário