Por Denis W. Levati
O discurso politicamente incorreto é uma forma de expressão que procura externalizar os preconceitos sociais sem receios de nenhuma ordem. De maneira geral, são simples preconceitos cotidianos contra aquilo que convencionamos chamar de minorias. Atualmente é combatido e passível inclusive de punição legal caso alguém se sinta ofendido. Mas nem sempre foi assim e a exemplo da indústria automobilística, tabagista dentre outras, o mercado imobiliário também se valeu deste tipo recurso. Selecionamos alguns exemplos.
Estado de São Paulo, 29 de setembro de 1935 Reclames do Estadão |
Os anúncios imobiliário dos anos 1930 se propunham a educar os compradores de imóveis quanto ao que seria melhor para investir em imóveis. A empresa que negociava os terrenos no Jardim Europa achava que ser vizinho da "Officina" do Barulho não era boa ideia.
“Jardim Europa, o bairro cujo futuro já está aqui. Evite a desvalorização. Ao escolher um terreno para edificação da casa própria, vários fatores devem ser ponderados cuidadosamente. A escolha menos acertada poderá vir a ser a causa de uma desvalorização inesperada do prédio que lhe custou muito dinheiro”.
Estadão - 11 de novembro de 1928
Reclame do Estadao |
O Jardim Europa é resultado da retificação do Rio Pinheiros, surgiu ali uma área de 900 mil metros quadrados que pode ser ocupada e loteada. Destinado a aristocracia industrial e comercial o anúncio acima destaca um item que faria arrepiar os cabelos dos defensores do politicamente correto de hoje: "Bairro de Elite".
Estado de São Paulo, 07 de novembro de 1932 |
O valorizado Pacaembu demorou duas décadas para ser totalmente comercializado. Ao longo deste período a Companhia City alardeava os benefícios e as benfeitorias do bairro. Na publicação acima cita que "Automóveis de todas as marcas percorrem as bellas alamedas de todos os Bairros Modelos e principalmente as modernas avenidas do Pacaembú." Convenhamos que tudo que o paulistano não quer ver hoje são automóveis.
Estadão, 7 de janeiro de 1970 Reclames do Estadão |
O anúncio politicamente incorreto da Predial Novo Mundo oferecia apartamentos de luxo nos Jardins e estampava uma frase que ressalta a desigualdade social que fazia do fato de comprar um apartamento, uma gesto aristocrático no Brasil: “Moram bem é privilégio de quem pode”.
Folha de São Paulo 18 de abril de 1982 |
Assim como o charuto do anúncio anterior, o relógio de bolso aqui do Edifício Tivoli são representações de riqueza. Hoje qualquer símbolos desses teria dificuldades em transmitir esta ideia. Agora quem foi que desse que Jarbas é sinônimo de mordomo ou de motorista? Nossa solidariedade aos Jarbas de todo Brasil.
Novembro de 1990 - Folha de São Paulo |
Esteriótipo não é coisa que seja vista com bons olhos em nossa época. Programas de TV de sucesso como 'Os Trapalhões' e 'Escolinha do Professor Raimundo' teriam problemas com suas piadas. Um dos esteriótipos comuns é o do judeu negociador. Foi esta figura que a agência Reply escolheu para vender o empreendimento da Sergus: "Essa ser um bom negócio".
Setembro de 1979 - Folha de São Paulo |
Celebridades vendendo apartamentos é algo comum desde os anos 1970. Até ai nenhum problema, mas escrever que "Se você não comprar, outro compra" poderia soar hoje como falta de educação e finesse. Concorda Gracinha?
Setembro de 1993 |
Casos de corrupção como o do ex-deputado João Alves que para explicar sua fortuna pessoal disse que havia ganhado dezenas de vezes na loteria são (infelizmente) comuns no Brasil até hoje. O que não ficou comum (felizmente) é fazer piada com corrupção para vender imóvel.
Publicado dia 25 de abril de 1995 (Folha de S. Paulo). |
Anunciar em classificados é uma das melhores opções para quem quer vender seu imóvel. Ter uma letra ilegível pode ser um problema. Neste anúncio do Classifolha o digitador escreveu o que veio à cabeça.
"Vila Madalena em frente a praça. O resto não dá para ler p#**@ nenhuma…”
Folha de São Paulo, 24 de outubro de 1993 |
Propagandas com criança são sempre um sucesso. Para vender o Residencial Porto Seguro a agência fez uma escolha de gosto muito duvidoso: para evidenciar o playground como diferencial do projeto, uma foto de uma criança com uma tarja preta no pipi acompanhado da frase: "filhinho: mostra pra eles o tamanho do seu play ground" ilustrou o anúncio publicado na Folha em 1993. Alguma chance de algo parecido ser publicado hoje em dia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário