terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Investidores denunciam que Petrobras vai aprovar venda, a preço de banana, de ativos rentáveis

Posted: 28 Dec 2015 11:10 AM PST

2a Edição Corrigida do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Rentistas transnacionais e seus parceiros tupiniquins já receberam um presentão natalino do presidente da Petrobras, Aldemir Bendini. O Conselho de Administração já aprovou a venda de participações nos melhores ativos da companhia. As "jóias da coroa", que estão sendo vendidas a preços de banana, estão na área de distribuição. Uma nebulosa negociação com a Gaspetro é vista, com reservas, pelo mercado.

O inconsistente argumento usado na venda dos ativos é a série de prejuízos acumulados pela petrolífera. Curiosamente, em vez de a direção da Petrobras apoiar o movimento para que os responsáveis pelas perdas sejam processados judicialmente, a fim de ressarcir a estatal e os investidores pelos danos, Bendini e sua turma preferem fazer o jogo daqueles que sempre estiveram de olho grande na parte saudável e rentável da Petrobras - como bem define o craque Delfim Netto, "uma grande empresa do século 20, mas não do 21".

Investidores da Petrobras - que não vão lucrar na operação armada pela cúpula da empresa - estão pts da vida. Como sempre, devem exercer, na AGE, o direito de espernear, reclamando da delinquência organizada que sangrou a Petrobras durante anos. Eles cansam de acusar diretores e conselheiros de terem falhado no dever de diligência, violado todas as regras de governança corporativa e desrespeitado os estatutos da companhia. Acionistas minoritários denunciam o sistemático desrespeito à Lei Sarbanes Oxley (que regula o mercado de ações nos EUA), além de abusos às regras da (omissa) Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da BM&F Bovespa.

Ou seja, vendendo a parte boa da Petrobras a preço vil, a gestão Bendini vai consagrar tudo que foi originalmente armado nas falcatruas do Petrolão - que a Operação Lava Jato apenas ataca nas consequências, sem chegar nem perto das causas... Enfim, no Brasil sob desgoverno do crime organizado, a delinquência compensa e ainda dá muito lucro.

Jogada parecida na Eletrobras



Uma Assembléia Geral Extraordinária da Eletrobras, marcada às pressas para esta segunda-feira (28) em Brasília, tinha o objetivo de fazer o mesmo que a Petrobras: livrar-se de ativos, no caso empresas regionais de energia, com o duplo objetivo. O primeiro, falso, de fazer caixa. O segundo, mais bem calculado, de repassar o controle de empresas para os aliados políticos-empresariais. As operações, com certeza, serão alvos de questionamento judicial pelos acionistas minoritários da Eletrobras - irritados pelos prejuízos no não recebimento de dividendos.  

Alto Custo Brasil



Releia o artigo de domingo: Lição do "Despertar da Força" para Bruzundanga


Usura e abusa

A Petelândia manda vazar a versão de que ficará pt da vida com o ministro Nelson Barbosa se ele autorizar o Banco Central a subir os juros (a taxa Selic hoje em absurdos 14,25% ano) na primeira reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), nos dias 19 e 20 de janeiro.

A grande dúvida é se os petistas realmente querem acuar o Barbosa ou se querem, na verdade, acertar e dar um tombinho no presidente do BC do B, Alexandre Tombini.

Fingindo que não se importam com a briga, os rentistas querem mais é que o desgoverno suba os juros, para eles lucrarem ainda mais com a renegociação da impagável dívida pública de um Estado Capimunista perdulário e corrupto.

Se vira nos 13

Treze governadores de vários partidos baixam hoje em Brasília para uma reunião emergencial com a Presidenta Dilma Rousseff.

Além de falta crônica de dinheiro para cumprir pagamentos imediatos (como salários de servidores), os governadores vão debater seis temas básicos com Dilma e seu time principal: afrouxamento no pagamento das dívidas com a União; reforma da previdência; retorno ou não da CPMF; nova reforma tributária; mecanismos para melhorar as relações entre patrões e empregados para brecar o desemprego; e mecanismos para aumentar o nível de investimentos no país.

Além dos ministros econômicos — Nelson Barbosa (Fazenda), Valdir Simão (Planejamento), Armando Monteiro (Mdic), Miguel Rossetto (Previdência) — devem participar do encontro também o chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, e o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.

Admitindo...

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deixou a petelândia mais furiosa ainda com ele, ao admitir, em entrevista ao Estadão, que muitos membros do partido estão envolvidos em escândalos de corurpção:

"Há membros do PT envolvidos nessas organizações criminosas? Infelizmente, tem. Há porque na política brasileira membros de todos os partidos, muitas vezes, participam dessas organizações criminosas. E todos têm que ser punidos. Se o PT capturar o discurso de que a lei é para todos e que, pela primeira vez na história pessoas que têm o poder econômico e poder político vão para trás das grades e são investigadas, acredito que a população entenderá que seu papel agora também é histórico. Foi histórico quando fizemos a distribuição de renda. E está sendo agora quando estamos enfrentando e criamos as condições para o combate à corrupção".
Outra pergunta do Estadão: Com tanta corrupção sendo descoberta na política e com mudanças de regras, como o fim das doações eleitorais por empresas, acha que a próxima eleição pode ser o início de um novo parâmetro nas disputas?

"Eu espero que seja. Deixei de disputar minhas eleições como deputado e fiz isso publicamente, numa carta, antes de 2010. Porque entendia que não havia condições de disputar eleições naquele sistema político, que é o atual ainda. É um sistema que gera corrupção e que gera problemas estruturais no âmbito da governabilidade. Cada vez está mais claro para a sociedade brasileira que, além da punição a envolvidos, a questão central deve ser o desenvolvimento de políticas que reestruturem a realidade do nosso sistema atual. Se ficarmos o tempo inteiro apenas buscando culpados e os punindo, estaremos atendendo parcialmente aquilo que é necessário. Eu tenho que atacar as causas, como também tenho que combater os efeitos. Combate-se os efeitos punindo e prendendo os corruptos. Dizemos que a lei vale para todos. Mas tenho que atacar as causas. E elas, em larga medida, remontam à questões estruturais de nosso sistema político. Isso só pode ser enfrentado através de uma reforma (política)".

Gozação Institucional


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário