sexta-feira, 24 de julho de 2015

Procurador ou “Encontrador”?



Por Zik Sênior, o eremita.
Zik Sênior, o eremita
Zik Sênior, o eremita
Com base em minha experiência de vida, que afinal não é pequena [mais de um século], sinto-me à vontade para afirmar que o Brasilperdeu as pernas para caminhar. Foram decepadas pela ação solerte da corja instalada no poder.
A sociedade civil está perplexa: financia, a pagar taxa de juros escorchantes, as práticas de umabominável setor público. Sabe que esse cenário foi causado pela corrupção continuada em autarquias, estatais e bancos públicos. Enfim, tem absoluta consciência que esse teatro de horrores foi montado por súcias associadas aos três poderes da República: “independentes, mas harmoniosos na ladroagem”.
Em síntese, uma previsão: graças ao decano desgoverno instalado há 12 anos, a estrutura do Estado foi saqueada de tal forma, que é razoável estarmos ancorados sobre uma pré-revolução civil[1]. A meu ver, este é o estado de ânimo de 200 milhões de brasileiros. Com essa intensidade, como arrotava o ladrão-apedeuta, “nunca na história desse país” ocorreu roubo similar.
Aos perdedores, a desonra e a cabeça
Aos perdedores, a desonra e a cabeça
Através da “Operação Lava-Jato” [iniciada em março de 2014], a Polícia Federal investiga o ataque frontal aos cofres da Petrobras e órgãos financiadores. Decerto, quer iluminar os meandros tortuosos seguidos pelas quadrilhas. Até por que, numa parceria público-privada, afanaram somas astronômicas.
Muito embora não tenha como estimar até onde chegaram esses criminosos, meu chute é que o roubo do Tesouro Nacional foi da ordem de 80 bilhões de dólares, no mínimo. Ao que tudo indica, não ocorreu somente na Petrobras. É bem provável que EletrobrasBNDESFundos de PensãoCaixa Econômica e Banco do Brasil, hajam sido saqueados pelas mesmas quadrilhas público-privadas.
Creio que no poder judiciário haja um grande número de procuradores, muito bem pagos com o nosso dinheiro. Procuram bastante em pilhas de papel, mas nada acham. Então, faço aqui uma proposta: mudem esse cargo para “encontradores” e soltem-nos nas ruas como cães de ataque.
Do contrário, as quadrilhas continuarão a saquear, inaugurar obras superfaturadas e sorrir descaradamente para fotos.
……….
[1] Conflitos dessa ordem no país sempre receberam apelido de movimento socialrebelião de massa ou mesmo títulos estranhos, como Balaiada,CabanagemSabinada e Guerra Paulista, que nada significam para ignorantes. Todavia, de fato, todas foram revoluções civis, sempre funestíssimas para os derrotados. A propósito, será que a sociedade brasileira será mais uma vez derrotada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário