terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Um cavaleiro de espada e escudo enferrujados



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jussara Carvalho Rocha

Depois de muito tempo lendo e assistindo notícias sobre a triste situação em que nosso país se encontra, assumo que hoje resolvi vestir a camisa da resignação.

Confesso que me deixei contagiar muitas vezes pelo otimismo vibrante de amigos que junto comigo não acreditam a que ponto puderam arrastar o nosso país.

Houve uma esperança à época da eleição; esperança essa que nos alimentava o desejo de ter um governo cujo representante não nos envergonhasse e nos enojasse.

Pois bem, essa esperança desceu pelo ralo, junto com nossos anseios e expectativas; milhões de vendidos nos fizeram o imenso favor de manter a corja podre no posto mais alto do país, de onde nos arrasta pelo chão, há mais de doze anos. 

Depois disso, foram tantas as decepções, que não precisa relatar aqui. Alguns, como eu, acreditaram e se decepcionaram esperando por um momento de libertação: da vergonha, da corrupção, da falta de recursos minimamente básicos para a vida em sociedade, da desfaçatez, da impunidade... Olha que a lista é longa, viu?

Minhas palavras não vêm trazer dados, notícias sobre investigações internacionais, nada disso... Meu discurso é de CANSAÇO. Isso mesmo, CANSAÇO.

O governo que está aí é o resultado de um projeto de poder que se configurou na maior quadrilha da história do Brasil. É claro que se faz necessário continuar falando, manifestando a nossa opinião, mostrando que estamos atentos a tudo e que não podem e nem vão nos enganar, mas chega um momento em que o cansaço toma conta... E eu estou, pode crer.

E a indignação é maior ainda, quando sabemos de um grupo que pode, de fato, fazer alguma coisa, bater contra, botar fim nessa festa macabra, mas que NÃO FAZ! Quem é esse “cavaleiro” que preferiu guardar a espada a nos libertar? As forças armadas.

Sei que alguém vai me censurar, perguntar se “estou louca”, ou até dizer que “não sei o que estou dizendo, porque não vivi os horrores da ditadura militar.” Realmente, sei que foram anos difíceis, mas eu não faço parte daquele grupo que acredita que os militares foram o algoz daqueles anos.

O que penso é que existiram excessos dos dois lados; a mão foi pesada dos dois lados, mas os registros dos horrores só dão conta das perdas de um desses lados. O que sei, é que à época, foram planejadas e construídas as obras de infra estrutura mais importantes do país, e sem superfaturamento.

Havia escolas, o serviço público funcionava, não havia corrupção, sem falar em outros benefícios, pra não me alongar. Esse é o único “cavaleiro” que poderia de fato nos libertar desse monstro que nos devora as entranhas diariamente. Onde esse cavaleiro está?

Vez por outra, sabemos de um manifesto deles, repudiando isso, aquilo, como por exemplo, a tal “comissão da verdade”. A questão é essa: eles se mexem, se contorcem, mas não agem de verdade. Precisamos de ação.

Estou muito descrente de que algo de bom aconteça: temos o AJA, ótimo! Assim como outras instituições que se manifestam, temos uma parte da mídia séria, temos parte do povo que se manifesta nas ruas, mas todo esse barulho está nos trazendo resultado prático, concreto?

As minhas palavras são de pura reflexão sobre a nossa situação prática, cotidiana, sem divagações. Come-se, bebe-se, vive-se a REALIDADE. E essa tem sido dura contra nós. Quem haverá de transformá-la?


Jussara Carvalho Rocha é Professora de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário