Jerusalém, 12 jan (EFE).- O serviço secreto israelense Shabak tem sob detenção um cidadão árabe-israelense que em abril se deslocou à Síria para se alistar às forças do Estados Islâmico (EI) e que acabou sendo capturado pelos serviços de inteligência sírios.
O caso de Yousef Yacub Mahmed Naserala, de 21 anos, foi conhecido nesta segunda-feira, quando o Shabak pediu a um tribunal da cidade de Kfar Saba, ao nordeste de Tel Aviv, que prolongue sua detenção até o final das investigações, informa o site do jornal "Maariv".
Segundo os dados, Naserala retornou há um mês da Síria e foi detido em uma passagem fronteiriça com a Jordânia quando tratava de retornar a sua casa na cidade árabe-israelense de Kalansua, próxima a Kfar Saba.
O detido disse aos investigadores que pouco após chegar à Síria, foi preso pelos serviços secretos desse país, que o torturaram para obter informação sobre suas intenções e sobre distintas situações secretas em Israel.
"O fenômeno de jovens árabe-israelenses que viajam à Síria é muito perigoso, porque se trata de um palco com vários elementos hostis a Israel", disse uma fonte do Shabak ao diário ao advertir do perigo que depois usem a formação militar adquirida para perpetrar atentados ou passar informação a grupos terroristas e outros inimigos.
Naserala é o segundo caso conhecido de um jovem árabe-israelense que trata de se alistar no EI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário