sábado, 24 de janeiro de 2015

Microsoft cria óculos holográficos que unem realidade e computação gráfica


Conheça o HoloLens e o que o torna diferente

Marcela Agra, Administradores.com, 
Divulgação/ Microsoft
Os óculos prometem mesclar intuitivamente realidade e hologramas
Depois do "hype" criado em torno do Google Glass, é a vez da Microsoft lançar uma tecnologia interativa envolvendo lentes. A empresa de Bill Gates deu um passo além da concorrente ao desenvolver óculos holográficos, que transformam o mundo como o vemos em um mundo do jeito que quisermos ver. "Visualizamos um mundo onde a tecnologia pode se tornar mais pessoal - onde ela poderia se adaptar aos modos naturais através dos quais nos comunicamos, aprendemos e criamos. Onde nossas vidas digitais facilmente se conectariam com a vida real", diz o site da marca sobre o gadget.
Mesclando realidade e holograma, com as HoloLens é possível criar, compartilhar e projetar conteúdos sem que a visão do mundo real sofra interferência. Segundo o site da marca, as lentes são transparentes e possuem sensores avançados que permitem que o usuário veja e se mova com confiança, sem obstruções, e sem tanto perigo de tropeçar ou esbarrar em algo. Comandos são dados com gestos, olhos navegam pelo sistema (Windows 10) , e, usando a voz, o usuário se comunica com os apps.
Assim, é possível criar e modelar hologramas à vontade, usando as mãos. No site, a Microsoft promete que os óculos proporcionam interação com conteúdo da forma mais natural e intuitiva possível. Pode-se emparelhar dois ou mais HoloLens e compartilhar o que se está vendo e criando com outros usuários. Ao utilizar o Skype, por exemplo, o usuário pode conversar com alguém compartilhando sua visão com esta pessoa. 
Em relato sobre sua experiência testando um protótipo do HoloLens, um jornalista do site Gizmodo afirma que o que mais lhe impressionou foi a forma como a Microsoft conseguiu unir realidade e computação gráfica nesse gadget, criando uma experiência 3D sem desconectar o usuário completamente da realidade. É possível criar projeções holográficas na sua sala de estar, por exemplo, como uma lista de tarefas na parede, e assistir Netflix ao mesmo tempo, em outra parede. O mundo holográfico criado pela HoloLens preserva o mundo real, se o usuário assim desejar. 
Para mais informações, confira o site criado para o HoloLens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário