quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Repercussão internacional do Petrolão arrasa com imagem de Dilma e vai travar investimentos no Brasil



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A base governista, prestes a ruir e trair, está alarmada e quase desarmada. A tensão pode fazer mal à saúde dos poderosos: Lula da Silva e Dilma Rousseff. O cagaço nervoso tem fundamento. Se o Ministério Público Federal, com a colaboração da Receita e da Polícia Federal, sob ordens de membros da recém criada "Associação de Juízes Anticorrupção", mergulhar fundo na área de Saneamento, Desenvolvimento Urbano e FAS da CAIXA, o rombo da Petrobras irá parecer folguedo de criança.

Se houver uma devassa em contratos da Eletrobras e outras empresas estatais de economia mista, o mesmo modelo de negociatas do Petrolão, com propinas a partir de contratos superfaturados, pode se repetir. O agravante é que as empreiteiras seriam as mesmas enroladas na Operação Lava Jato. Os corruptos envolvidos estão no poder, a maioria com direito a foro privilegiado para julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. Oficiosamente, se fala em 32 parlamentares indiciáveis pela deduragem de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef. Mas o número pode passar de 70...

Ontem, o desgoverno Dilma Rousseff foi alvo, mais uma vez, de um vexame midiático internacional. Deu no New York Times: "Estrela do Brasil, Petrobras está de mãos atadas por escândalo e estagnação". O jornal norte-americano ressaltou que o Petrolão seria o maior caso de corrupção em um país democrático na história do mundo moderno. Eis uma barbaridade para o esquema PT-PMDB comemorar com orgulho, pelo desfeito inigualável... O escândalo paralisa o Brasil. Investidores fogem daqui como o Diabo da cruz. A situação de Dilma é insustentável. Não tem moral para continuar governando. Que dirá tomar posse em janeiro para o segundo mandato. No entanto, no País da impunidade, isto deve acontecer, para vergonha mundial...

Os números da vergonha são ainda imprecisos. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, que considera o Petrolão "o maior escândalo da história do TCU, estima que os desvios podem chegar a R$ 3 bilhões. O valor só se refere aos contratos das obras das refinarias Abreu e Lima, Presidente Getúlio Vargas e Duque de Caxias (RJ), do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), e ainda a compra da unidade de Pasadena no Texas (EUA).

Oficialmente, os orgãos de investigação da Lava Jato não têm estimativa clara do total de valores desviados no sobrepreço em vários contratos firmados com a Petrobras. O valor final cobrado a mais e distribuído como propina ficará a cargo de um contabilista da 13a Vara Federal de Curitiba, onde tramitam até agora 12 ações penais decorrentes da Lava-Jato. Quando isso ocorrer, apenas a parcela apurada como fraudes em licitações públicas terá chance de voltar aos cofres da Petrobras. Já o dinheiro recuperado proveniente de corrupção deverá ser encaminhado ao Fundo Penitenciário da União. 

Quando isto ocorrer - se realmente acontecer -, daqui a no mínimo uns 10 anos, que Brasil restará para os brasileiros honestos?


Próximo perseguido da Lava Jato?


O ricaço Eike Batista está pt da vida com a informação dada por um consultor empresarial de que seu nome pode ser alvo, também, do Juiz Sérgio Fernando Moro, da Operação Lava Jato.

Eike sentou ontem no banco dos réus, na primeira audiência da 3a Vara Criminal da Justiça Federal no Rio de Janeiro, para responder a acusações em três ações judiciais distintas sobre manipulação de mercado e uso de informação privilegiada (insider trading).

O MPF tenta responsabilizar Eike por operações irregulares de venda de ações das empresas OGX (atual OGPar, petroleira do grupo e em recuperação judicial) e OSX (braço naval, também em recuperação judicial) em 2013, obtendo lucro indevidamente.

Momento emblemático

Diante de Eike, o juiz Flávio Roberto de Souza ressaltou o significado simbólico de a Justiça Federal avança no trato dos crimes de colarinho branco para além da mera esfera administrativa:

"Indica um momento de mudança. É um caso emblemático para nós. É a primeira vez que um réu de renome internacional e com empresas fortes no mercado senta no banco dos réus. Há crimes correlatos entre as três ações penais. Ainda que reunidas, as ações podem ter sentenças em separado. Caso condenado, considerando todas as ações, Eike poderia receber pena de seis a nove anos, por ser réu primário e ter bons antecedentes.


A sentença do caso Eike deve sair em janeiro de 2015.

Entregando...


A cúpula do PMDB está apertadinha com o alto risco de o lobista Fernando Soares ser forçado a aderir a mais uma "colaboração premiada", depois de se entregar ontem à Polícia Federal, em Curitiba.

Apontado como operador do PMDB no desvio de recursos da Petrobras, Fernando Baiano (como é mais conhecido) foi dedurado pelos executivos Júlio Camargo e Augusto Ribeiro, da Toyo Setal.

A dupla revelou ter pago R$ 154 milhões em propina aos operadores do PT e do PMDB dentro da Petrobras, com a intermediação de Baiano, que atuaria na diretoria Internacional da Petrobras, comandada por Nestor Cerveró.

Cuidado com a comemoração

Nesta quinta-feira é feriado da consciência negra em vários estados e municípios.

Mas será que a turma do governo tem mesmo consciência de que a coisa, para eles, está mais que preta?

Já que eles não querem ter consciência, vamos celebrar neste 19 de novembro o Dia da Bandeira...

Sonho de Olim-piada

Meta irônica de preparação para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro:

"Quero correr mais rápido que um empreiteiro fugindo da Polícia Federal na Operação Lava Jato".

Treinamento perfeito para o Brasil desgovernado pelo crime organizado, seus clubes, facções e condomínios...

Divina picaretagem




© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário