sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Com Graça em desgraça, grupo de Lula quebra a cabeça para escolher novo comando para Petrobras



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O grupo do Presidentro Lula já definiu que é insustentável a manutenção de Graça Foster na Presidência da Petrobras. As revelações sobre transferência de imóveis, sob o risco de ter os bens bloqueados por decisão do Tribunal de Contas da União, só piorou a situação da amiga de Dilma Rousseff. O maior problema, agora, é que o governo não sabe quem escalar para substituir Graça.

Ontem, o TCU adiou para semana que vem o julgamento sobre o bloqueio dos bens de Graça. O ministro José Jorge, relator do caso Pasadena, já antecipou que pedirá para bloquear o patrimônio da presidente da Petrobras em des-graça. Jorge já avaliou ontem que a situação dela é gravíssima, ainda mais se for confirmada que Graça tentou cometer uma burla contra o processo de apuração de irregularidades na empresa.

Graça já é alvo de um inquérito na Polícia Federal que investiga se ela prestou informações falsas no depoimento ao Senado sobre o escândalo Pasadena. Graça também pode ser atingida por outra investigação para apurar a tentativa de fraude e manipulação da CPI. Para completar, tem outra apuração em andamento sobre os negócios da empresa de seu marido Colin Foster com a Petrobras.

Sem Graça 


O Globo revelou que, em 20 de março deste ano, Graça doou "com reserva de usufruto" um apartamento em Rio Comprido a Flavia Silva Jacua de Araújo, tendo Colin Silva Foster como interveniente.


No mesmo dia, a presidente da Petrobras fez uma doação semelhante a Flavia e a Colin de um imóvel na Ilha do Governador.

No dia 19 de março, um dia antes das transações feitas por Graça, veio a público um posicionamento da presidente Dilma Rousseff de que apoiou a compra da refinaria de Pasadena por conta de um "parecer falho" elaborado por Nestor Cerveró – que também doou três apartamentos a parentes em 10 de junho, 45 dias antes de o TCU determinar o bloqueio de seus bens e de mais nove gestores da Petrobras.

As doações

Cerveró doou um apartamento na Rua Prudente de Moraes a Raquel Cerveró.

Transferiu outro apartamento no mesmo prédio a Bernardo Cerveró. 

E um apartamento na Rua Visconde de Pirajá, também a Bernardo Cerveró.

Sem defesa

O Advogado Geral da União, Luis Inácio Adams, sai em defesa de Graça:

“Não há nenhuma fuga patrimonial. Não há como você achar que, eventualmente, se houve uma transferência pontual, isso representa fuga patrimonial. Fuga patrimonial é desfazimento integral do seu patrimônio em favor de laranjas, em favor de pessoas não identificadas, de forma que você não possa recuperar esse patrimônio. Não é o caso - afirmou, acrescentando que se fuga houver, ela seria reversível. Esse tema ganhou um tipo de emocionalidade e polemização exagerada”.

Assim que for definido o nome de um substituto para Graça, ela sai do cargo, para não contaminar a reeleição da amiga Dilma.

Conto do crédito

A política de juros altos e de impostos escorchantes, que tende a continuar com qualquer um que vencer a corrida presidencial, anula, de imediato, quaisquer efeitos positivos que possam ter a eleitoreira medida do Banco Central para facilitar os bancos a liberarem mais crédito para brasileiros cada vez mais endividados.

O economista Miguel Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), resume bem o que vai acontecer:

“Essas medidas, de fato, acabam proporcionando uma ampliação da oferta de empréstimos, como um volume maior de recursos e mais baratos, dando aos bancos condição de baixar as taxas de juros. Mas não quer dizer que isso vai acontecer, porque do lado da oferta, temos os bancos temerosos de emprestar num ambiente de incertezas em relação à economia e, no lado da demanda, os consumidores estão receosos de assumir dívidas, porque sofreram perda de renda e temem alta do desemprego”.

O economista considera que essas medidas de estímulo ao crédito e, em última instância, ao consumo, soam contraditórias, com a ação do Banco Central de elevar os juros para conter a o consumo e a inflação. 

Presente de Dia do Maçom


O maçom André Vargas, forçado a sair do PT com o estouro do escândalo da Lava Jato, ganhou um presentão no dia do Maçom: sua cassação foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Vargas não concorre mais a cargo político, porque foi detonado pelo partido que ajudou a fundar...

Por isso, muitos membros da cúpula petista temem que, se for pressionado levemente, Vargas entrega toda a companheirada que agiu nos esquemas do doleiro Alberto Youssef e do Paulo Roberto Costa...

Disfarce caído




© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 21 de Agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário