domingo, 4 de maio de 2014

EXCELENTE TEXTO PUBLICADO NO BLOG DO MIRANDA SÁ - VALE A PENA LER

Da Cora Ronai

by Marjorie Salu
Meu amigo Zeca Fonseca me mandou uma mensagem deliciosa e muito engraçada; é cada coisa que acontece nessa cidade...
"Amiga querida, vivi momentos interessantes num ônibus cheio voltando pra casa depois de uma consulta no médico. Um ônibus comum, desses que vemos apinhados de gente e sentimos pena só de olhar, mas esse, felizmente, nem estava tão lotado assim. Eu, que não sou bobo, levei um livro para ler na sala de espera do médico e no ônibus, já que moro no finalzinho do Recreio e o médico era no inicio da Barra. O livro "Contos de Odessa" do Isaac Babel, maravilhoso!
Eis que entrou no ônibus um sujeito maltrapilho, mas com dignidade nos olhos e sentou do meu lado, o único lugar ainda vago. Ele não tirava os olhos de mim. Eu perguntei: "Tudo bem?" Ele não respondeu, mas perguntou:"Tá lendo o quê?" Eu respondi rápido, meio desinteressado nele: "Babel" E ele: "Não conheço, é brasileiro?" Eu respondi, ainda sem saco: "Judeu russo." E ele puxou um texto seu de uma pasta de couro surrada; uma matéria do Globo devidamente plastificada; título "Brasil, educação zero" e me pediu encarecidamente para eu ler em voz alta, pois ele estava sem os seus óculos, para aquele povo alienado que estava no ônibus. Ele nem me deu chance de resposta, e já foi se levantando e pedindo a atenção de todos. "Eis aqui um cidadão que lê, peço a tenção de todos para a leitura de um texto importante." Aí eu comecei a ficar realmente interessado no homem e naquela situação incrível que estava se desenrolando ali. Eu me levantei, e me dediquei a ler seu texto, que era inédito para mim, apesar de ser de outubro de 2013. Muito bom por sinal.
Quando chegou na parte em que vc escreve que nunca ouvira falar de um presidente ou ex-presidente que dissesse que ler é como andar numa esteira, o homem me interrompeu e explicou para o povo, com sua voz de barítono, que o Lula não gosta de quem lê, porque quem lê sabe das coisas e não vota no PT. E emendou num discurso político contra a Dilma e a corja do PT. Ele foi aplaudido, eu me senti como um figurante de um filme italiano comédia, sei lá, incrível; depois ele acenou para eu terminar a leitura. Confesso que me esmerei tanto na dicção que preciso ler o texto melhor. Só percebi que era bom como todos os seus textos, mas esse é um texto que agora faz parte da minha vida!
Depois que acabei entrou no ônibus uma vendedora de balas, que disse: "Desculpe interromper o maravilhoso silêncio de vcs, e blábláblá" Mal sabia ela do que acabara de acontecer, e o povão começou a rir. Meu Deus, que cena! A mulher contou que largara a profissão de faxineira numa grande empresa para ser ambulante, e vendendo bala ela arrumava no mínimo 80 pratas por dia; "e no fim de semana se fizer sol vou com o isopor pra praia cheio de empada e sanduíche natural, daí arrebento e nem tenho coragem de dizer pra vcs quanto faturo se a praia estiver cheia." E todos riam e compravam balas e amendoins e doces, uma festa aquele ônibus.
Fiquei triste quando chegou no ponto final na Alvorada. Peguei outro ônibus para o Recreio, um tal de BRT muito do sem graça. Parecia um metrô de rodas. E todos calados e eu lendo Babel sem parar! Um beijo, Zeca"
Publicado no dia 03/05/2014 na página do Facebook da Cora Ronai

Um comentário:

  1. VOLTA LULA.... VOCÊ MUUUUUITO TEM A NOS EXPLICAR.
    VOLTA LULA, E SEJA MACHO E CAPAZ PARA RESGATAR AS DUAS REFINARIAS DA PETROBRAS QUE O ÍNDIO BOLIVIANO TOMOU NA BASE DO GRITO E DA FORÇA E VOCÊ NA ÉPOCA PRESIDENTE,FICOU COM O RABO ENTRE AS PERNAS E ENGOLIU CALADO A PERDA DO PATRIMÔNIO NACIONAL.
    VOLTA LULA E TRAGA TB OS 1,2 BILHÕES DE DÓLARES EMPRESTADOS PRA HUGO CHAVES(VENEZUELA) E EXPLIQUE MELHOR SOBRE ESSE EMPRÉSTIMO INDEVIDO E MUUUUUITO DUVIDOSO......
    O BRASIL TAMBÉM QUER RESPOSTAS SOBRE O CASO CELSO DANIEL, EM RELAÇÃO SUAS PARCERIAS E AMIZADE MUUUUITO PRÓXIMA COM ELE ONDE VOCÊ POR INÚMERAS VEZES VIAJOU NO JATINHO PARTICULAR DELE. VOLTA LULA,E VENHA NOS EXPLICAR MELHOR SOBRE O MENSALÃO O QUAL VOCÊ CINICAMENTE NEGA EXISTÊNCIA. FALE TAMBÉM SOBRE O ESTRONDOSO CASO ROSEGATE QUE ATÉ HOJE MUUUUUITO FALTA SE ESCLARECER,SOBRE AS FALÊNCIAS DA PETROBRAS E ELETROBRAS ALÉM DE OUTRAS ESTATAIS QUE GRAÇA A SUA/DILMA MALÉFICAS ADMINISTRAÇÕES ESTÃO NO CAMINHO DA FALÊNCIA. VAMOS LÁ LULA, VOLTE E EXPLIQUE MELHOR SOBRE EIKE BATISTA E AS EMPRESAS X, FALE TAMBÉM SOBRE ANISTIA QUE VOCÊ ACHOU POR BEM BANCAR PARA OS PAÍSES DITADORES DA ÁFRICA SÓ PORQUE VOCÊ ACHOU POR BEM SE MOSTRAR O GAROTO BONZINHO, AO FAZER GRAÇA COM DINHEIRO DOS OUTROS(CONTRIBUINTE) VOLTA LULA, E EXPLIQUE PORQUE VOCÊ DEU ORDENS PARA DILMA BANCAR COM O NOSSO DINHEIRO, OBRAS BILIONÁRIAS EM CUBA. FALE TAMBÉM SOBRE O CONTRATO MILIONÁRIO DA ELETRONORTE SEM LICITAÇÃO COM O ESCRITÓRIO DO MINISTRO DO SUPREMO ROBERTO BARROSO, FALE MAIS SOBRE A FALÊNCIA DO SUS, E EXPLIQUE O PORQUE DE VOCÊ TER SIDO O MAIS VOTADO EM 2012, SENDO ELEITO O POLÍTICO MAIS CORRUPTO JÁ VISTO NO BRASIL.
    VOLTA LULA, O BRASIL QUER ENTENDER O PORQUE DE VOCÊ TER DADO GUARITA, PROTEÇÃO E ANISTIA PARA O CRIMINOSO, ASSASSINO E TERRORISTA CESARE BATISTTI.
    VAMOS LÁ, LULA, VENHA SER CANDIDATO JÁ QUE DILMA É UMA DERROTADA.
    VOLTA LULA, PORQUE NA PRATICA, NÓS O POVO DE BEM,QUEREMOS VENCÊ-LO, FAZER COM QUE VOCÊ SINTA A DERROTA,PARA VOCÊ SENTIR A SUA DERROTA QUE NADA MAIS SERÁ QUE A MOSTRAREM DO POVO ACORDANDO.
    VAMOS LÁ LULA,VOLTE, QUEREMOS É QUE VOCÊ VENHA ASSUMIR SUA PRÓPRIA HERANÇA MALDITA(SEU DESGOVERNO) E PAGUE POR TUDO QUE FIZESTE DE MAL PARA ESSA NAÇÃO EM PLENO PODER, PORQUE SÓ ASSIM SERÁS ENFIM DESMASCARADO E EXPURGADO DE UMA VEZ POR TODAS DA VIDA PUBLICA.
    VOLTA LULA, E VENHA SENTIR NA PRATICA O QUE É O INFERNO, O INFERNO DE HERDAR SUA PRÓPRIA HERANÇA MALDITA(DESGOVERNO).



    ResponderExcluir