sábado, 29 de março de 2014

OBRA-PRIMA DO DIA (ARQUITETURA E ESCULTURA) Florença e sua extraordinária galeria aberta sobre a praça

 Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
28.3.2014
 | 12h00m

Seu nome é Loggia della Signoria, é mais conhecida como Loggia dei Lanzi, mas para os florentinos é simplesmente a 'loggia'. Monumento histórico situado na Piazza della Signoria, praça central e coração de Florença, vizinha do Palazzo Vecchio (sede do poder civil) e da Galleria degli Uffizi (o Museu de Belas Artes que foi ateliê e oficina de artistas artesãos).



'Loggia' significa galeria, arcada aberta. A loggia de Florença recebeu o nome Lanzi porque ali acamparam os Lanzichenecchi, ou soldados mercenários que serviam ao Sacro Império Romano. O termo é derivado do alemão Landsknecht (Land = terra + Knecht = servidor). Eles ali se abrigaram em 1527, a caminho de Roma, e a Loggia passou a ser chamada de Loggia dei Lanzi, numa abreviação do nome alemão.
Construída entre 1376 e 1382, por ser local coberto, servia para a realização de assembleias públicas e cerimônias oficiais da República. Não tem um estilo definido. Poderia ser considerada gótica se não fossem as arcadas renascentistas.
Quando caiu a República e foi criado o Grão Ducado da Toscana, e ela passou a não mais servir como centro de assembleias dos cidadãos, deram-lhe a destinação de abrigar obras de arte. Isso fez da Loggia um dos primeiros espaços de exposição pública do mundo.
São treze as esculturas que se pode contemplar de perto a qualquer hora do dia e da noite e sem comprar ingresso... São belíssimas, mas sem dúvida a mais famosa éPerseu com a cabeça da Medusa (1545/1554), também conhecida como o Perseu de Cellini, a primeira das estátuas ali colocadas e a única encomendada expressamente para o local.


Considerada a obra prima do verdadeiro joalheiro-escultor Benvenuto Cellini, a escultura, em bronze, está colocada no alto de um pedestal todo esculpido pelo grande artista. Perseu segura a cabeça da Medusa pelos cabelos e olha para baixo, em direção ao espectador. Com a mão direita empunha a espada curva que lhe foi dada por Mercúrio, de quem é protegido.
O pedestal, por segurança removido dali no século XX e substituído por uma cópia, é outra obra-prima: os pequenos bronzes que o adornam representam divindades ligadas ao mito de Perseu. O original está seguro no Bargello, museu de esculturas, também em Florença.
O Perseu de Cellini, depois de uma restauração prolongada, voltou a ficar em exposição na Loggia dei Lanzi e é obra que merece toda a atenção de quem se interessa pela difícil arte da escultura: é perfeita.


Loggia dei Lanzi, Florença, Itália

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