sábado, 4 de janeiro de 2014

E-mail Marketing: Dicas para melhorar e ter maior impacto


Quando se fala de e-mail marketing, alguns empreendedores adoram outros odeiam. Muitos clientes apagam o que chegam na caixa de entrada sem ler o assunto, mesmo de e-mails que vêm de empresas conhecidas. Clientes reclamam quando recebem e-mails de empresas que não conhece. Alguns clientes com mais tempo disponível clicam na opção cancelar na parte inferior e querem acabar com a tortura dentro de 7 a 14 dias.
Apesar de sentimentos adversos sobre e-mail marketing, que provavelmente correspondem os sentimentos da grande maioria, empreendedores on-line quadruplicaram a taxa de clientes adquiridos através de e-mail, de acordo com um novo estudo realizado por Custora (saiba mais). Certamente, os clientes ainda leem e-mails e fizeram compras. Então, como o empreendedor pode aproveitar essa informação para a própria franquia? Como o empreendedor pode superar o estigma terrível do e-mail ir diretamente para lixeira ou ser classificado como spam e melhorar o e-mail marketing táticas?

Assuntos chamativos

Nas palavras imortais de Marshall Mathers, "você só tem um tiro; Não desperdice a chance." Os campos DE ASSUNTO são tudo o que o empreendedor precisa para convencer os potenciais clientes para ler o e-mail. Personalizar os e-mails com o próprio nome no campo é uma ótima ideia, mas certifique-se também de incluir o nome da franquia. Se o empreendedor colocar a marca no campo ASSUNTO antes do real assunto da mensagem, desperdiçará espaço valioso que poderia ser usado para chamar atenção dos leitores. Por exemplo:

De: José da JosEletro
Assunto: Agora tenho todo o recurso que preciso para alcançar meu objetivo!

O ASSUNTO deve ser adaptado ao seu público-alvo. Jargões da moda não vai convencer compradores mais antigos para clicar. Se o produto ou serviço é um crossover que vai chegar a qualquer idade, gênero e status econômico, recomenda-se desenvolver vários e-mails com diferentes ASSUNTOS para cada faixa etária, classe econômica e sexo. É mais trabalho? De fato é, mas se o empreendedor pode convencer mais pessoas para abrir e-mail ao ver o assunto, o tempo gasto no direcionamento para a comercialização valerá cada minuto de trabalho.

Além da primeira visualização

O campo ASSUNTO é extremamente importante para a taxa de abertura de e-mail, mas não é o único recurso que o empreendedor deve focar. Muitos programas de e-mail oferecem suporte a uma visualização, se é uma falha do corpo e-mail. Isso significa que o empreendedor tem outra chance antes que eles possam clicar em excluir.
Para aproveitar essa visualização de e-mail, o empreendedor deve planejar a abertura do e-mail. Ecoar o assunto é uma má ideia, com letras maiúsculas e longo. Por que desperdiçar uma enorme oportunidade para dizer aos leitores mais antes de abrir a mensagem? Se o assunto não chamar atenção pela primeira vez, o empreendedor perdeu a chance, simplesmente repetindo essas palavras. Observe uma possibilidade: 

De: José da JosEletro
Assunto: Reduzir suas contas de eletricidade em 2014!
Visualização: Comprar um Redutor de eletricidade JosEletro significa que todos seus aparelhos funcionem...

Até agora, o e-mail está personalizado através do envio de uma pessoa real chamada José. Identifica-se também a empresa ou produto, sem ocupar espaço valioso no campo ASSUNTO. Oferece-se uma proposta de valor significativo no campo ASSUNTO com a ideia sedutora de abaixar a conta de eletricidade em 2014. Finalmente, se os leitores não estão interessados, promete-se funcionamento dos aparelhos. Qualquer um no mercado para um JosEletro, ou reduzindo a contas de eletricidade, ou promoções em geral seria pressionado em visualizar o e-mail até o fim.

Manter o controle de métricas

A única maneira de realmente melhorar a taxa de abertura é de acompanhar o que não funciona. Por que manter as mesmas técnicas sobre e quando não se tem provas sólidas se são bem sucedidos? Quando envia e-mails com várias linhas de assunto, acompanhar do que receber mais engajamento, de campo aberto para a compra. Observar a linguagem que parece atingir os compradores e evitar vocabulário que não solicitam cliques.
Configurar testes gráficos, para poder acompanhar de percentagens. Não vai demorar muito para o empreendedor ver padrões definitivos. Isto ajudará a orientar melhor as futuras campanhas de marketing por e-mail, e é o único verdadeiro, garantido para melhorar a sua taxa de abertura de e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário